Empresas de Guarapuava devem se adequar NR-1

Núcleo de Segurança do Trabalho da ACIG pode ajudar na implementação da norma

.

.Com as exigências da prefeitura, da Vigilância Sanitária, CREA e outras instituições fiscalizadoras para a implementação da NR-1 nas empresas, o Núcleo Multissetorial de Saúde e Segurança do Trabalho da ACIG (SST) oferta, desde o início do ano, capacitações, além de promover ações e oferecer consultorias aos associados sobre a saúde no trabalho.

.

A norma regulamentadora NR-1 , é responsável pelas ameaças à saúde do trabalhador durante o expediente, e determina que todas as 35 normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, sejam cumpridas em qualquer empresa, públicas ou privada.  Segundo Valdir Romancini, secretário do Núcleo, a falta de segurança do trabalho nas empresas não apenas pode dificultar o avanço de alguns requerimentos, como também pode gerar multas e complicações trabalhistas.

.

Está norma é o início da Gestão em Segurança do Trabalho na empresa. Sua importância está na criação do setor de segurança do trabalho, tanto em formato físico quanto digital, conforme determinado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além da fiscalização dos órgãos competentes, explica ele.

.

Entre as responsabilidades da empresa, é necessário comunicar os funcionários sobre os perigos do trabalho, os resultados dos exames realizados no local e nos trabalhadores, além de mantê-los informados sobre as medidas tomadas para eliminar ou reduzir os possíveis riscos. É importante também que os funcionários sejam treinados antes de começar a trabalhar e novamente sempre que houver mudanças que possam aumentar os riscos de acidentes.

.

Para saber mais sobre como se adequar a todas as exigências é possível marcar uma consulta com os profissionais do Núcleo de Segurança do Trabalho da ACIG, entrando em contato pelo telefone (42) 3621-5566 ou participando das reuniões semanais, que ocorrem a cada 15 dias nas sextas-feiras, às 16h.