A Acig

NOSSA HISTÓRIA

Reunidos, dois diretores da Associação Comercial e Industrial do Paraná, um membro do Centro de Comércio e Indústria de Guarapuava, uma comissão de três pessoas do Rotary Club e os presidentes da Cooperativa Mate de Guarapuava e da Associação Rural de Guarapuava, decidiram, a partir da reestruturação do Centro de Comércio e Indústria da cidade, organizar-se em uma entidade que pudesse atuar em prol dos interesses dos cidadãos ligados à indústria, comércio e classes produtoras em geral.

 

Foi assim, nos salões do Clube Guaíra, no dia 17 de janeiro de 1955, que nasceu a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava, que passou a chamar-se Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava a partir de 2005. Entende-se por entidades empresariais aquelas que congregam ou exercem atividades: comerciais, industriais, agropecuárias, prestadoras de serviços, finanças e profissionais liberais.

 

Portanto, são 64 anos de atuação da Acig em Guarapuava, em defesa das demandas do setor produtivo local. Em sua história, 26 presidentes e diretorias passaram pela entidade, contribuindo com seus conhecimentos sobre empreendedorismo, liderança e gestão, para tornar a Associação uma forte entidade de classe.

 

Em seu estatuto, a Acig defende como alguns de seus objetivos e finalidades o fortalecimento e representação da classe empresarial; assistir aos associados em seus interesses, valorizando seus produtos e serviços; promover do desenvolvimento econômico e social do município, da região e do estado do Paraná; ofertar oportunidades de qualificação profissional permanente, com elevação de escolaridade dos trabalhadores, associados e da comunidade, para ampliar a sua empregabilidade e renda e ser um agente de integração entre o sistema de ensino e os setores: de produção, serviços, comunidade e governo.

 

SEDE PRÓPRIA

Desde 1999 a ideia de construir uma sede própria para a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava fazia parte das discussões da diretoria da Acig, comandada pelo então presidente Sérgio Zarpellon. As obras iniciaram-se em 2002, na gestão do ex-presidente Júlio Cezar Pacheco Agner, após algumas tratativas com a Prefeitura de Guarapuava para adquirir o terreno onde hoje funciona a sede – Rua XV de Novembro, 8040. A obra estendeu-se até 2008, sendo concluída na gestão do ex-presidente Valdir Grigolo.

 

Todo o esforço das diretorias que passaram pela entidade neste período, dos associados e parceiros foi recompensado com a inauguração da sede em 12 de novembro de 2008. Com mais de 10 anos de sede própria em Guarapuava, a Casa do Empresário já foi palco de decisões muito importantes para o desenvolvimento da região centro-sul paranaense.

 

DIRETORIA ATUAL (2018-2020)

A diretoria atual é comandada pelo presidente Cledemar Antonio Mazzochin, ao lado do 1º vice-presidente Acássio Antonelli e da 2ª vice-presidente Maria Inês Guiné, além de outros 16 diretores. Um dos principais objetivos da gestão 2018-2020 é mudar o foco de a atuação da Associação do operacional para o estratégico.

 

“Na parte operacional a entidade já funciona muito bem junto aos seus associados e ao poder público, graças ao esforço das diretorias anteriores conseguimos chegar neste patamar de representatividade em Guarapuava, mas vejo neste momento podemos cumprir um papel maior em um contexto regional. Um posicionamento estratégico que já posso adiantar é a intenção da ACIG em fortalecer os comércios dos bairros, trazendo os representantes de bairros para dentro da entidade para nos auxiliar nas construções coletivas de ações”, afirma o presidente.

 

Além disso, Mazzochin ressalta também a importância da participação efetiva dos associados. “Não é uma tarefa representar um número grande de associados, sendo que em muitos momentos eles podem ter opiniões diversas. Por isso que a participação, a opinião é importante, para a gente saiba balizar a entidade e o posicionamento da entidade nos mais diversos momentos. Participaremos de todos os momentos importantes para a classe empresarial, sempre com o objetivo de construir e melhorar”, conclui.

Missão, Visão e Valores

Missão

Representar e oferecer produtos e serviços com excelência à classe empresarial, e promover o desenvolvimento socioeconômico da região.

Visão

Ser reconhecido através da excelência na prestação de serviço e produtos.

Valores

  • Ética
  • Credibilidade
  • Respeito
  • Transparência
  • Valorização do ser humano
  • Comprometimento
  • Servir
  • Inovação

Diretoria Executiva

Presidente

Elaine Scartezini Soares de Meirelles

1º Vice-Presidente

Claudinei Pereira

2ª Vice-Presidente

Lilian Waschburger Cadore

Presidente do Comércio

Luciano Chiott

Vice-presidente do Comércio

Marcelo Carlos Gomes

Vice-Presidente da Indústria

Marcelo Antonelli

Vice-Pres. de Assistência e Prestação de Serviços

Miriam Matoba Abedala

Vice-Presidente Agrícola

Fabio Peterlini

Diretor Administrativo

Marco Borges

Vice-diretora Administrativa

Rejane Teixeira

Diretora de Finanças e Orçamento

Esabel Szeuczuk

Vice-diretor de Finanças e Orçamento

Janos de Matos Horst

Diretor para Assuntos SPC

Jaciel Antonio Burak

Diretor de Relações Públicas

Paulo Deoclécio Meister

Diretora de Promoções e Eventos

Maria Inês Cordeiro da Silva Guiné

Diretor do Programa Empreender

Robson Krieger

Diretor de Assuntos Sindicais

Ivandro Joel Johann

Presidente do Conselho da Mulher

Daviele Bortolanza

Presidente do Conselho do Jovem

Paulo Gomes

Presidente

Elaine Scartezini Soares de Meirelles

Nascida em Xanxerê-SC, a presidente tem 61 anos, e sete irmãos. Aos 12 anos mudou-se para Curitiba junto com as três irmãs mais velhas para estudar.

 

Nos anos 1970, a família mudou-se pra Pato Branco. Nas férias, sempre ia a Pato Branco ajudar a mãe na empresa da família, fazendo contagem das peças ou balanço patrimonial.

 

Formou-se em Economia em 1981 e casou-se no mesmo ano. União que resultou em três filhos e três netos.

 

Em 1982, recebeu o convite de seu pai para administrar junto com o marido a filial de Guarapuava. Na época, a empresa tinha a matriz em Pato Branco e outra filial em Francisco Beltrão.

 

O marido de Elaine assumiu a área administrativa financeira, por ser graduado em Administração. Enquanto ela ficou responsável pela área comercial, por ter sido criada dentro de oficina e retífica de motores, tendo amplo conhecimento sobre o segmento. Retíficas de motores atendem quase que exclusivamente concessionarias, oficinas, frotistas e agricultores. Um publico predominantemente masculino.

 

Um dos diferenciais da empresa é a implantação da ferramenta 5S, que organizou os processos internos e elevou a Retífica Scartezini à referência em organização e limpeza. Por participar ativamente do processo de implementação do 5S, Elaine passou a conhecer toda a parte técnica da usinagem das peças dos motores, e foi desafiada a assumir a área de produção da empresa.

 

“Parecia absurdo uma mulher assumir a área de produção de uma retífica, porque não existia nenhuma mulher no setor até então. Fui em busca de conhecimento nesta área, dentro e fora do Brasil. Senti a necessidade de fazer uma pós-graduação na área de Auditoria e Gestão da Qualidade. Conquistamos a maior certificação de qualidade que uma retífica poderia ter, do IQA- Instituto da Qualidade Automotiva e INMETRO”, conta a presidente.

 

Dentro do associativismo, Scartezini tem uma trajetória de mais de 20 anos, com atuação direta dentro da Acig, Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná), Aremopar (Associação das Retíficas de Motores do Estado do Paraná) e Conarem (Conselho Nacional de Retífica de Motores).

 

Na Acig e Cacicopar, a empresária sempre atuou pelo fortalecimento das mulheres empresárias da região, sendo presidente do Núcleo da Mulher Empresária por uma gestão, e membro do Conselho Deliberativo da Acig (2018-2020). Em 2000, assumiu a presidência da Aremopar por duas gestões seguidas. Em 2001, entrou para o Conarem, e em 2010 ingressou na diretoria como Secretária Nacional, permanecendo até hoje.

 

Elaine é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente ao longo dos 65 anos da Acig. A primeira foi a empresária Ires Salete Previatti (2004-2006).

1º Vice-Presidente

Claudinei Pereira

Nascido em 10 de setembro de 1971, Claudinei é natural de Umuarama. Veio para Guarapuava em 1985, junto com seus pais. Começou a trabalhar aos 18 anos como balconista na Coamig, foi estagiário do Banco do Brasil, e aos 23 anos passou a trabalhar no segmento de sua atual empresa, o ramo imobiliário.

 

Trabalhou por quatro anos no departamento de locação de uma imobiliária, quando surgiu a oportunidade de abrir um negócio em sociedade: a Imobiliária Evidência. Após sete anos como sócio, resolveu fundar outra empresa do mesmo segmento, mas desta vez sozinho, assim surgiu a Imperium Imóveis, que hoje já soma 15 anos de existência.

 

“Me apaixonei pelo segmento imobiliário, porque desde que cheguei em Guarapuava, ainda criança, enxerguei a cidade com muito otimismo. Hoje em dia, eu que vim do norte do Paraná, não consigo nem passear mais para lá, por conta do clima quente. Guarapuava é muito bonita, cheia de praças, cheia de parques, é uma excelente cidade que oferece qualidade de vida. Temos muito para crescer, temos um potencial de crescimento imobiliário incrível”, avalia.

 

Dentro da Acig, Claudinei atuou por dois mandatos como presidente do Comércio (2016-2018; 2018-2020). Na gestão 2020-2022 está como 1º vice-presidente da diretoria. Além disso, o empresário representa a Associação no Concidade (Conselho do Plano Diretor de Guarapuava).

 

“Meu objetivo dentro da entidade é mostrar para o nosso associado, para o nosso comerciante, a importância de uma entidade forte, a importância da participação de cada um. A entidade não existe somente para ofertar produtos e serviços aos comerciantes, mas principalmente promover união, fortalecimento, e articulações locais e regionais”, afirma.

2ª Vice-Presidente

Lilian Waschburger Cadore

Nascida em 23 de agosto de 1974, Lilian é natural de Marechal Cândido Rondon. Formada em Administração, com pós-graduação em Engenharia da Produção, pós-graduação em Qualidade, e MBA em Marketing e Vendas.

 

Trabalhou em Cascavel, por dois anos, no setor de Vendas e Marketing da Coca Cola. Saiu da empresa para montar um negócio de manutenção de postos de combustíveis, que atendia várias redes do Paraná e de Santa Catarina. Depois, trabalhou quatro anos na Prati Donaduzzi, coordenando a parte de Marketing.

 

Em 2007, mudou-se para Guarapuava, acompanhar o marido que veio a trabalho. Aqui, ministrou aulas no Centro Universitário Campo Real, atuou por sete anos como coordenadora de Marketing da Santa Maria, e como consultora do Sebrae.

 

Em 2014, percebeu uma carência no ramo de seguros em Guarapuava, já que na época o último corretor de seguros que havia empreendido fazia mais de 15 anos que tinha se estabelecido. A partir disso, a empresária fez um plano de negócios, e uma pesquisa informal de mercado, detectando a viabilidade para abrir a Evidência Corretora de Seguros.

 

“Em 2018, resolvemos mudar o ponto comercial para a Avenida Manoel Ribas, por entender que é um lugar que tem mais fluxo, mais visibilidade. A gente também profissionalizou mais o negócio, hoje eu saio do escritório e posso contar com uma equipe que cuida da parte administrativa, para que eu tenha mais tempo para pensar na parte estratégica”, afirma.

 

Sua relação com o associativismo teve início ainda na cidade de Marechal Rondon, quando participou do Rotaract. Entrou na Acig em 2014 através do Conselho do Jovem Empresário. Iniciou sua participação na diretoria da Acig  na pasta de Relações Públicas, por duas gestões (2016-2018; 2018-2020) e, atualmente, está como 2ª vice-presidente da entidade. Além disso, é participante do Rotary de Guarapuava.

 

“Como 2ª vice-presidente, quero contribuir para que os associados vejam a Acig como uma Associação para muitos, e que a entidade está de portas abertas para todos os empresários. A Acig, contando com associados atuantes, e com parcerias com outras entidades, é capaz de fortalecer a classe produtiva local”, conclui Lilian.

Presidente do Comércio

Luciano Chiott

Nascido em 19 de dezembro de 1978, Luciano é natural de Guarapuava.

 

O empresário passou a trabalhar junto com seu pai na Contudo Materiais de Construção, nos anos 2000, sempre atento aos ensinamentos do pai que já possui uma experiência de mais de 40 anos no segmento.

 

Para o diretor, ser associado é muito importante, pois significa estar junto com o comércio, utilizando os produtos e serviços da entidade, formatados justamente para fortalecer as empresas.

 

Luciano assume na gestão 2020-2022 a pasta do Comércio. “Meu objetivo principal é fortalecer mais ainda o comércio, principalmente neste momento pandemia, em que assumimos a entidade. Tenho certeza de que unidos conseguiremos fazer o comércio guarapuavano ser cada vez melhor e referência para a região”, afirma.

Vice-presidente do Comércio

Marcelo Carlos Gomes

Vice-Presidente da Indústria

Marcelo Antonelli

Marcelo é natural de Francisco Beltrão. Formou-se em Zootecnia, em 2004, pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), e veio para Guarapuava atuar em uma propriedade rural (voltada à produção genética animal) do Grupo Repinho.

 

Atuou na sua área de formação durante dois anos, depois assumiu novos desafios no ramo industrial, na Repinho Reflorestadora Madeiras e Compensados LTDA.

 

Buscando desenvolvimento profissional na nova área, especializou-se em Gestão Estratégica de Negócios, cursando por duas oportunidades MBA. A busca por capacitação técnica, bem como em liderança, somadas ao esforço dentro da organização, possibilitaram abraçar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Atualmente, Marcelo é o Diretor Industrial da Unidade Compensados.

 

Dentro da Acig nunca havia atuado como diretor, mas já presidiu a Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia, quando entendeu a importância do associativismo. Em Guarapuava, já participou do Sindusmadeira, e presidiu a Associação das Empresas do Distrito Industrial Guaratu e Atalaia.

 

Foi convidado pela gestão Acig 2020-2022 para assumir como vice-presidente da Indústria. “Entendo que a indústria é um setor de geração de riquezas na localidade em que atua, gera emprego e transforma matéria-prima em produtos de uso e consumo, adicionando valor aos mesmos. Os desafios para o desenvolvimento industrial em nosso país e município são imensos, principalmente em relação à: infraestrutura, qualidade educacional, barreiras à competição, desenvolvimento financeiro, estabilidade econômica e política, e instituições”, avalia Antonelli.

 

Neste contexto, o vice-presidente assume a pasta na Acig com o objetivo de unir forças dos agentes ligados à indústria, trabalhando humildemente para contribuir de alguma forma com o desenvolvimento industrial de Guarapuava.

Vice-Pres. de Assistência e Prestação de Serviços

Miriam Matoba Abedala

Nascida em 31 de julho de 1963, em Arapongas, Miriam veio para Guarapuava em 1984, para ser professora na primeira escola de natação da cidade. Depois de 20 anos trabalhando nesta área, decidiu – junto com o marido – abrir a própria escola de natação, em julho de 2004.

 

“Naquela época a preocupação com a saúde estava crescendo, e também a conscientização sobre a importância de aprender a nadar. Isso foi o que nos motivou a empreender nesta área, mesmo já existindo duas escolas em nossa cidade. Agora, com mais de 15 anos de empresa,  procuramos sempre inovar e estar em constante treinamento, tanto na área técnica quanto no atendimento”, conta a empresária.

 

Miriam passou a atuar mais ativamente dentro da Associação através do Conselho Empresarial de Mulher Executiva e do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária. Integrou as diretorias de 2016-2018 e 2018-2020 como vice-presidente de Assistência e Prestação de Serviços, e, agora, novamente foi convidada pela gestão 2020-2022 para continuar na mesma pasta.

 

Conforme Miriam, o seu objetivo neste cargo é contribuir para o crescimento da Associação e do comércio da cidade.

Vice-Presidente Agrícola

Fabio Peterlini

Nascido em 01 de abril de 1976, Fábio é natural de Guarapuava. Trabalhou durante 13 anos em lojas agropecuárias da cidade, e em 2005 resolveu empreender no ramo pet, que foi o que mais se identificou em sua trajetória profissional. Primeiramente empreendeu em sociedade neste segmento, e em 2011 decidiu fundar sozinho a Guarapet. Com a Guarapet, o empresário intensificou os investimentos no ramo pet, o que faz com que o negócio cresça ano a ano na cidade.

 

O vice-presidente Agrícola tem uma forte atuação dentro dos sistemas associativo e cooperativo.

 

“Sempre estive envolvido e tenho gosto pelo trabalho voluntário. Há 10 anos faço parte do conselho fiscal do Sicredi, e hoje atuo também como conselheiro de administração do Sicredi. Faço parte da Associação Lions Club. Sou integrante da diretoria da Sociedade Rural de Guarapuava. Sou associado à Acig desde a fundação da Guarapet, na última gestão fui diretor de Crédito Cooperativo, e,  atualmente, sou responsável pela pasta Agrícola. Gosto de participar, a gente adquire muito conhecimento e faz muitos contatos atuando dentro do associativismo e do cooperativismo”, conta o empresário.

Diretor Administrativo

Marco Borges

Vice-diretora Administrativa

Rejane Teixeira

Diretora de Finanças e Orçamento

Esabel Szeuczuk

Vice-diretor de Finanças e Orçamento

Janos de Matos Horst

O diretor Janos é natural de Palmital, no Paraná. Veio para Guarapuava fazer faculdade de Administração na Unicentro. Começou sua história de empreendedorismo aos 12 anos de idade, quando comprou uma pequena banca de jornal, em sociedade com sua mãe. “Oito meses depois a empresa quebrou, não teve viabilidade econômica, mas foi a minha primeira tentativa”, conta.

 

Entrou no ramo de móveis planejados há 12 anos, quando assumiu a administração de uma empresa e apaixonou-se pelo segmento. Então, fundou a Dellano em sociedade com sua tia Neuza de Matos, em 2013.

 

Teve seu primeiro contato com a filosofia do associativismo na Coamo, onde foi colaborador por quatro anos e aprendeu sobre a força da união. Também já foi membro do Rotary, presidente do Rotaract e atuou em Associações de bairro.

 

Na gestão 2018-2020, Janos foi responsável pela pasta de Finanças e Orçamento da Acig, contribuindo para a organização interna da entidade,  sempre pautado pelos princípios de honestidade, caráter e lealdade. Na gestão 2020-2022 foi convidado para continuar na mesma pasta, mas agora como vice-diretor, auxiliando a administração da Esabel.

Diretor para Assuntos SPC

Jaciel Antonio Burak

Nascido em 1965, Jaciel é natural de Guarapuava. Trabalhou no comércio por muitos anos, entre 1987 e 2000, passando por grandes empresas como a Pernambucanas. Há exatamente 20 anos iniciou a Emanna, junto com sua esposa.

 

“De lá para cá a gente vem crescendo, hoje já temos também o atacarejo Emanna, e estamos iniciando o e-commerce da loja. Então, são três diferentes propostas, que combinam com o novo momento da empresa e do comércio”, afirma.

 

Desde que abriu a empresa, Jaciel é associado à Acig, por acreditar na força do associativismo e do cooperativismo. Foi convidado pela diretoria 2020-2022 a assumir a pasta de diretor para Assuntos SPC.

 

“O SPC é um serviço de bastante relevância para os empresários, pois permite uma venda mais segura. Meu objetivo na pasta é buscar cada vez mais melhorias e estratégias, para tornar a ferramenta ainda melhor e benéfica aos sócios”.

Diretor de Relações Públicas

Paulo Deoclécio Meister

Nascido em 31 de maio de 1980, Paulo é natural de Palmital. Veio para Guarapuava com sua família aos três anos de idade. O interesse pelo empreendedorismo teve início aos 12 anos de idade, quando montou seu primeiro negócio, uma fábrica de chocolates. “Eu fazia bombons de chocolate, com um empréstimo que eu consegui com o padrinho do meu irmão. Durante um período eu vendi esses bombons para a vizinhança e nos períodos de páscoa também. Era mais uma atividade de criança, mas que demonstrava que eu já tinha interesse em empreender”, conta.

 

Sempre com o sonho de abrir a própria empresa, em 2009, junto com outros três sócios, surgiu a Agência Hey. “A empresa começou com cinco pessoas, dessas, quatro eram sócios. Hoje a agência tem mais de 20 funcionários, e é uma das mais premiadas do estado, com vários prêmios regionais e estaduais. Em 2017, nós ganhamos nosso primeiro prêmio internacional, num festival de publicidade no Chile”, afirma.

 

O diretor ingressou no associativismo através do Conjove, onde participou inicialmente como conselheiro, depois como vice-presidente, e na gestão 2018-2020 como presidente. Na atual diretoria, Paulo é responsável pela pasta de Relações Públicas. Além disso, é um dos fundadores do Grupo de Atendimento e Planejamento do Paraná (uma das instituições mais importantes do Estado em relação ao mercado publicitário).

Diretora de Promoções e Eventos

Maria Inês Cordeiro da Silva Guiné

Nascida em 22 de junho de 1964, Maria Inês é natural de Guaraniaçu. Veio para Guarapuava em 1983 para fazer graduação em Letras. Sempre trabalhou no ramo de comunicação, mais especificamente nas áreas de rádio e televisão.

 

Então, em 1991, enxergou a oportunidade de abrir uma empresa focada em promoção de shows e eventos culturais, assim surgiu a FM Promoções e Eventos, a primeira empresa de cerimonial com formação oficial em Guarapuava e região.

 

“Fiz diversas formações na área de organização de eventos, cursos em cerimonial público, privado e social, e mestre de cerimônias. Com pós-graduação em gestão de eventos, a empresa passou a realizar a gestão completa de eventos, como casamentos, festas de 15 anos, eventos corporativos, entre outros”, afirma.

 

A diretora tem uma relação forte dentro do associativismo. Foi presidente da ACPAC; há mais de 15 anos participa do Conselho Empresarial da Mulher Executiva da Acig, o qual presidiu por dois anos. Atuou como diretora de eventos da Acig e Cacicopar por duas gestões; e também como 2ª vice-presidente da Acig (2018-2020). Atualmente, é presidente da Cacicopar (sendo a primeira mulher a presidir a Coordenadoria). Além disso, está em seu segundo mandato na diretoria da Faciap, onde também faz parte do Grupo Gestor. Foi convidada pela diretoria 2020-2022 a assumir a pasta de Promoções e Eventos.

 

Para a empresária, o associativismo proporciona conquistas mais rápidas e sólidas, por isso seu objetivo dentro da Acig é ser um elo de ligação entre os associados, a comunidade, as instituições e o poder público. “Essa grande corrente do bem precisa ser cada vez mais fortalecida, para colaborar com o crescimento das empresas guarapuavanas, e automaticamente com o  progresso de nossa Guarapuava e região”, avalia.

Diretor do Programa Empreender

Robson Krieger

Nascido em 13 de junho de 1981, o diretor Robson é natural de Guarapuava. Trabalhou como estagiário em duas empresas e percebeu a sua afinidade com a área da tecnologia, por isso decidiu fazer uma pesquisa sobre o segmento de web na cidade e constatou uma grande demanda em contraponto com uma pequena concorrência. Assim surgiu a K13 Agência Web, em 2004.

 

“No começo eu trabalhava na empresa como programador e como gestor. Com o passar dos anos crescemos muito, passamos a atender não somente clientes de Guarapuava, mas de todo o Brasil. Ampliamos as áreas de atuação, e hoje temos soluções completas na área de desenvolvimento web”, afirma o empresário.

 

A trajetória do diretor dentro da Acig teve início com seu interesse pelos produtos e serviços da entidade. Em seguida, passou a integrar o NTI (Núcleo de Tecnologia e Inovação) e o Conjove (Conselho do Jovem Empresário). Integrou a diretoria do biênio 2018-2020, como responsável pelo Programa Empreender, e, agora, novamente foi convidado para comandar a pasta.

 

Conforme Robson, seu objetivo neste cargo é criar diversos núcleos setoriais e multissetoriais dentro da Associação, incentivando o associativismo e contribuindo para a resolução de problemas em comum dentro das empresas. Para ele, esta união fortalece e impacta não somente os setores específicos do comércio, mas toda a economia de uma cidade.

Diretor de Assuntos Sindicais

Ivandro Joel Johann

Presidente do Conselho da Mulher

Daviele Bortolanza

Presidente do Conselho do Jovem

Paulo Gomes

Galeria de Presidentes

Presidente

Nivaldo Passos Krüger

1955-56 / 1962-63 / 1963-64

Presidente

Moacyr Julio Silvestri

1958 - 1959

Presidente

Mario Padilha

1958 - 1959

Presidente

Darcy Carollo

1958 - 1959

Presidente

Miguel Gelinski

1958 - 1959

Presidente

Marcelino Dalla Vecchia

1958 - 1959

Presidente

Mario Losso

1961 - 1962

Presidente

Joaquim Braga Ribas

1964 - 1965

Presidente

Horst Carlos Winnikes

1967 - 1968

Presidente

Antonio Losso

1968 - 70 / 1971 - 72 / 1980 - 82

Presidente

Cesar Stange

1972 - 1974

Presidente

Edilson José Sanches

1972 - 1974

Presidente

Leomar Kaminski

1974 - 78 / 1982 - 84

Presidente

Enir Adá Silveira

1978 - 1980

Presidente

Elias Abrahão Melhem

1984 - 1986

Presidente

Sergio Fanucchi

1987 - 1990

Presidente

Celio Teixeira Cunha

1990 - 1994

Presidente

Adalberto Losso

1994 - 1996

Presidente

Sérgio C. Zarpellon

1996 - 2000

Presidente

Julio Cezar Pacheco Agner

2000 - 2004

Presidente

Ires Salete Previatti

2004 - 2006

Presidente

Valdir Grigolo

2006 - 2010

Presidente

José Divonsil da Silva

2010 - 2012

Presidente

Elói Laércio Mamcasz

2012 - 2016

Presidente

Rudival Kasczuk

2016-2018

Presidente

Cledemar A. Mazzochin

2018 - 2020