Imposto de Renda pode ser destinado ao Hospital São Vicente

Valores vão beneficiar rede materno-infantil e tanto pessoas físicas e jurídicas podem doar

.

Agora, ao preencher o programa do Imposto de Renda 2024 você também tem uma alternativa solidária e que pode ajudar uma entidade beneficiente. Com a nova legislação é possível destinar até 6% do valor que é referente ao “imposto devido” em uma doação ao invés de destinar tudo ao governo, e o melhor, sem gerar custos ao doador.

.

Em Guarapuava o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, criou uma campanha para que pessoas físicas e jurídicas possam destinar parte do seu imposto de renda, para a rede materno-infantil da unidade hospitalar. A campanha tem o objetivo de garantir o pagamento das contas e a manutenção do hospital para continuar atendendo casos de alta complexidade em Guarapuava e região.

Entenda como funciona

.

A doação é simples e pode ser feita pelo site da Receita Federal as doações efetuadas por pessoas físicas, em caso de Imposto de Renda com valores à pagar,  o valor doado será deduzido do montante a ser pago, já em casos de Imposto de Renda à restituir, o valor será adicionado à restituição. Aquelas empresas interessadas em doar, precisam ser tributadas pelo lucro real e devem estar em dia com o recolhimento de impostos. Confira abaixo o processo para realizar as doações:

Pessoa Física

.

.Para a pessoa física é possível realizar as doações diretamente em sua declaração, independente de ter imposto a pagar ou a restituir, sendo necessário apenas efetuar a declaração pelo formulário completo no site da Receita Federal.  Confira abaixo o passo a passo para fazer a doação:

.

1. No programa da Receita Federal, em “Fichas da Declaração” escolha a opção “Doações Diretamente na Declaração”.
  2. Na aba “Crianças e Adolescentes” clique em “Novo” e escolha o “Fundo Municipal”; UF “PR-Paraná” e Município “Guarapuava”.
  3. No campo “Valor” digite o “Valor disponível para doação” que aparecerá no canto direito da tela.
  4. Realize o pagamento do “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA” disponível no campo “Imprimir” até o último dia para declarar o imposto.
  5. Envie o DARF de doação e o comprovante de pagamento do DARF para doe@hospitalsaovicente.org.br com seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço e telefone) e a frase “Doação direcionada ao Hospital São Vicente”.

.

Para que a doação possa ser direcionada ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, é imprescindível o envio das informações citadas acima e dos documentos: DARF e comprovante de pagamento.

Pessoa Jurídica

.

Empresas interessadas em fazer doações devem atender a dois critérios: ser tributadas pelo Lucro Real e estar recolhendo Imposto de Renda. O limite para doações de pessoas jurídicas é de até 1% do IR Devido, com as contribuições feitas até o último dia do período fiscal, seja trimestral ou anual.

.

Quando devo redirecionar parte do meu Imposto de Renda e quando devo declarar minha doação?

.

Para pessoa física, se a doação for feita dentro do ano base de referência, o limite é de até 6% do IR Devido, por meio de um boleto, com o último dia fiscal do ano como prazo final. Se a contribuição for feita no momento da declaração  do imposto, o limite é de até 3% do IR Devido, por meio software específico da Receita, com prazo para o último dia de entrega da declaração.

.

Para pessoa jurídica, a doação pode ser feita até o último dia fiscal do trimestre ou do ano, dependendo da forma de tributação junto à Receita Federal, sendo necessário declarar dentro do processo normal de IRPJ da empresa. Agora que você já sabe como ajudar e entendeu que e isso não gera custos, contribua com o a rede materno-infantil do São Vicente, pois, nunca se sabe quando vai precisar utilizar os serviços da unidade. esta é uma causa nobre e que beneficia a todos nós.