Saúde mental no trabalho: a importância dos gestores entenderam esse tema

Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da ACIG, auxilia empresas nesse sentido

.

A saúde mental é um tema delicado e que exige atenção principalmente no ambiente de trabalho. Cuidar da sáude mental de seus colaboradores é uma importante ferramenta que evita desgastes e perdas na equipe, que podem causam o retrocesso dos processos. Segundo a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento das atividades laborais, os dados apontam ainda a tendência de crescimento.

.

Os dados são ainda mais alarmantes quando relacionados a ansiedade, o estresse e o suicídio que tem afetado a população ativa no Brasil.  O Conselho Nacional de Saúde, realizou recentemente a mesa “Transtorno mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras” que revelou que a situação de saúde mental no Brasil é preocupante e deve ser analisada como epidêmica.

.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Considerando as categorias de atividade, agricultores e profissionais que atuam nas áreas de pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura são as mais afetadas, sendo 89,5% dos casos de suicídio cometidos por pessoas do sexo masculino. Policiais, bombeiros e agentes carcerários seguem no ranking, seguidos pelos trabalhadores da enfermagem, da construção civil e de transportes.

.

Promover a saúde e prevenir o adoecimento

O Núcleo de Saúde e Segurança do Trablho da ACIG, tem promovido diversas ações no combate e no enfrentamento das doenças de saúde mental, ocasionadas pelo trabalho. Através de palestras, consultorias e visitas nas empresas, o núcleo auxilia os gestores a detectar e a evitar problemas de saúde mental no ambiente corporativo.

.

Para nós é muito importante que o empresário entenda a relevância do cuidado com a saúde mental do trabalhador. Muitas vezes, essa pessoa já tem problemas em casa, está passando por dificuldades, e o dia a dia do trabalho, não pode aflorar ou piorar a situação do funcionário. Além disso a pressão, o estresse, as cobranças e o assédio moral, são as principais causas de doenças ocupacionais, pontua Maria Rosa Penteado, integrante do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da ACIG.

.

Se você deseja fazer parte do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da ACIG, as reuniões acontecem toda sexta-feira, às 16h na sede da ACIG, que fica no final da Rua XV de Novembro, nº 8040, centro.

*Com informações Conselho Nacional de Saúde*

.

Saiba mais sobre o assunto clicando no link abaixo: