Notícias

05 de julho

Guarapuava está sob bandeira amarela

Novo bandeiramento é justificado pela queda na ocupação dos leitos de enfermaria nas últimas semanas

 

Com a publicação do decreto 8819/2021, que tem efeitos retroativos às 0h do último sábado (03), a cidade, agora, está sob a bandeira amarela. O toque de recolher passa a ser das 23h até às 06h da manhã, mercearias e mercados podem abrir aos domingos, já a capacidade de atendimento de diversos estabelecimentos foi ampliada.

 

O comércio em geral (lojas de roupas, calçados, produtos para casa, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos), por exemplo, passa a ter limitação de 50% de ocupação da capacidade, com funcionamento de segunda à sexta-feira (08:00 às 22:00 horas) e sábados e domingos (08:00 às 20:00 horas).

 

Os supermercados, por sua vez, podem abrir durante a semana até as 22h e aos domingos das 8h às 20h. Já os restaurantes podem atender com 50% da capacidade diariamente das 10h às 23h. No entanto, os bares tem limitação de público de 25% de ocupação (ou até 30 clientes) e horário de funcionamento de segunda à sábado, das 10h às 23h e domingos das 10h às 20h.

 

Durante a bandeira amarela, clínicas estéticas e salões de beleza, cabeleireiros, barbeiros etc., podem funcionar com limitação de 50% de ocupação dos locais até as 22h, durante a semana, e nos sábados e domingos até às 21h.

 

Academias de ginástica para práticas esportivas, individuais ou coletivas, podem funcionar com 50 % da capacidade (limitado a 60 alunos), de segunda à sábado (06:00 às 23:00 horas) e domingos (06:00 às 20:00 horas).

 

Confira os detalhes do novo bandeiramento AQUI.

 

Mudança para a bandeira amarela

Entre as justificativas para a mudança no bandeiramento está a queda na ocupação dos leitos de enfermaria nas últimas semanas, mas principalmente a diminuição da quantidade de óbitos e novos casos de infecção pelo coronavírus.

 

A Matriz de Risco que avalia o avanço da contaminação e a sobrecarga no sistema de saúde do município fechou o mês de junho na cor amarela. Neste sábado (03), o índice atingiu 7 pontos.

 

Anexos ao decreto, foram publicados os gráficos que mostram a desaceleração dos casos de Covid-19, após a adoção do sistema de bandeiramento.

 

O secretário de Saúde, Jonílson Pires, enfatiza que todos devem continuar agindo com responsabilidade. “É uma alegria podemos ter a redução de casos em nossa cidade, mas cada um de nós deve fazer a sua parte para que a situação não se agrave e as medidas endureçam novamente”, afirmou.

 

Fonte: Secom (Prefeitura de Guarapuava)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.