Notícias

28 de outubro

Representantes da Acig participam do Congresso Empresarial Paranaense

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) realizou mais uma edição do Congresso Empresarial Paranaense, em Foz do Iguaçu, no hotel Mabu Thermas Grande Resort. Considerado o maior evento empresarial do Estado, este ano o Congresso reuniu mais de mil empreendedores e líderes.

 

Uma caravana de Guarapuava, composta por 17 representantes da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), participou do evento, que contou com uma programação técnica de oficinas e palestras focadas em liderança, gestão, marketing, protagonismo, motivação, tecnologia, inteligência emocional, entre outros temas.

 

“O Congresso foi muito assertivo em trazer como tema este ano ‘um caminho para um novo momento do empreendedorismo’, porque converge com o momento político que o Brasil está passando, e com as mudanças relacionadas à tecnologia e inovação que estão dominando o ambiente empresarial. Nos dois dias de evento, tivemos contato com conteúdos de alta qualidade, trazidos por palestrantes de renome nacional”, avalia o vice-presidente da Acig, Acássio Antonelli.

 

Mais da metade da caravana guarapuavana que participou do Congresso é integrante do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da Acig. Para a presidente do Núcleo, Esabel Szeuczuk, o interesse das nucleadas em buscar conhecimento especializado revela a força da empresária de Guarapuava.

 

“Todos os anos, o Núcleo se organiza para participar do Congresso, porque sabemos da qualidade técnica da programação. Este ano, figuramos como o maior número de participantes do grupo guarapuavano, demonstrando que as mulheres estão buscando informações, estão atentas aos novos cenários do empreendedorismo paranaense. Além disso, sempre aproveitamos estas oportunidades para fazer network com outros grupos de mulheres empresárias do Estado, buscando parcerias”, afirma Szeuczuk.

 

O diretor da Comissão de Serviços da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná), Marco Borges, destaca que a participação no Congresso impacta diretamente na qualidade dos negócios da região.

 

“A Cacicopar participou com seus diretores e executivos das Associações do centro-oeste paranaense e, sem dúvida, o conhecimento adquirido soma muito à nossa região, trazendo uma nova visão para dentro das empresas e entidades. O Congresso é uma oportunidade ímpar que as Associações Comerciais têm de participar de um grande evento empresarial, com baixo custo. É uma imersão, onde os empresários renovam as energias e fazem várias reflexões”, afirma o diretor.

 

Para o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, a grandiosidade do Congresso é um dos indicativos da força do setor produtivo paranaense, que eleva o Estado a um papel de protagonista nacional.

 

“O Brasil não se resume a São Paulo e Rio de Janeiro, o Brasil é aquele que tem o Estado com a maior hidrelétrica do mundo, que tem as maiores cooperativas da América Latina, que tem um agronegócio muito forte, que tem empresas sólidas, que tem uma sociedade civil organizada engajada, que faz acontecer”, declara o presidente da Faciap.

 

Durante os dois dias do Congresso, passaram pelo palco palestrantes como João Appolinário (fundador e CEO da Polishop), Janete Vaz (fundadora do Grupo Sabin, considerada a melhor empresa para uma mulher trabalhar) e Christian Barbosa (investidor anjo, considerado o maior especialista em produtividade do Brasil).