Notícia

banner-news

Você sabe quais são os riscos de negócio?

Eles reúnem as principais ameaças para uma empresa.

.

Um risco de negócio é um evento que pode afetar os resultados de uma empresa e causar prejuízos. Este perigo nem sempre é evidente, por isso, estar preparado para identificar, analisar e solucionar os riscos de negócio pode poupar sua empresa de muitos contratempos, inclusive, do fechamento dela.

.

Os riscos de negócio podem variar de acordo com cada empresa, mas separamos aqui os principais.

.

Quais são os tipos de riscos de negócio?

Os riscos de negócio são classificados em dois tipos: risco sistêmico – que envolve perigos relacionados ao sistema econômico e ao mercado em que sua empresa está inserida; e o risco não sistêmico – que é um perigo interno, intrínseco à organização.

.

De acordo com a sua natureza, os riscos de negócio são divididos e classificados em sete categorias.

.

1. Riscos de mercado

Taxas de câmbio, alterações em políticas internacionais e crise econômica mundial são riscos de mercado que podem afetar pequenas e médias empresas. Este risco de negócio pode ser minimizado a partir do monitoramento das influências do mercado e identificação das ameaças.

.

2. Riscos de reputação

Uma vez que a reputação de pequenas e médias empresas é abalada, os clientes podem migrar para a concorrência e deixar o seu negócio à beira da falência. Manter a reputação da sua pequena ou média empresa evita que sua organização ou seus gestores e colaboradores se envolvam em esquemas de fraude ou corrupção. Uma empresa também não é bem vista no mercado quando dados de clientes são vazados, o que torna seus consumidores passíveis de sofrerem fraudes de identidade.

.

3. Riscos de crédito

A inadimplência é o principal risco de crédito. Clientes inadimplentes geram grande consequência na saúde financeira do negócio. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações. Por isso, definir o risco de inadimplência pode ajudar a diminuir as chances do seu negócio fechar parcerias com consumidores que não pagam em dia suas dívidas.

.

4. Riscos nas operações

Estes riscos acontecem quando algum problema operacional afeta os resultados da empresa, como problemas em máquinas e sistema ou falta de pessoal, por exemplo. O risco de operação pode ser reduzido com a adoção de mecanismos de revisão gerencial e da criação de planos de cargos e salários, com definição de funções e responsabilidades.

.

5. Riscos financeiros

Um risco financeiro acontece quando sua empresa tem mais dívidas para pagar que dinheiro para receber. Um planejamento financeiro minucioso pode evitar que ela sofra com este erro.

.

6. Riscos estratégicos

Pequenas e médias empresas têm poucos processos formalizados para tomada de decisões em momentos de crise, como mudanças no mercado ou a chegada de um concorrente forte para a mesma região de atuação do seu negócio. A maneira de minimizar os efeitos causados pelos riscos estratégicos é monitorar constantemente o mercado, realizando pesquisas com base nas tendências do setor e dos concorrentes.

.

7. Riscos de equipamentos e tecnologia da informação

Um risco de equipamentos e tecnologia da informação ocorre quando sua empresa não consegue operar por falha ou inatividade de um sistema. Isso porque diversos negócios dependem de sistemas computacionais para manter a operação. A alternativa é manter sistemas atualizados e equipamentos modernos.