Você sabe quais são as diferenças entre associativismo e cooperativismo?
As duas organizações são de extrema importância para garantir o desenvolvimento da sociedade.
.O associativismo é uma organização de grupos com interesses e objetivos em comum sem interesse financeiro, compostas por duas ou mais pessoas. O patrimônio das associações é formado por meio das contribuições de seus associados ou por doações de recursos via terceiros.
.
Já o cooperativismo concentra-se na cooperação, ou seja, é o envolvimento dos cooperados no desenvolvimento de atividades econômicas que buscam melhores acessos ao mercado. Seu maior objetivo é oferecer um ambiente favorável aos negócios.
.
Associativismo x Cooperativismo
- O maior objetivo das associações é fomentar a assistência social, educacional, cultural e a representação política, o foco das cooperativas é puramente econômico.
- Nas cooperativas, os cooperados são tanto donos, quanto beneficiários dos ganhos da organização. Já nas associações, os associados não são proprietários da organização.
- Nas associações, todos os ganhos devem ser direcionados para a sociedade e não para seus membros. Nas cooperativas, as sobras das atividades comerciais podem ser distribuídas proporcionalmente entre os cooperados, por meio de uma assembleia geral dos cotistas.
- Nas cooperativas, há o repasse dos valores resultantes do trabalho realizado pelos cooperados ou da venda de produtos entregues na cooperativa. Já nas associações, muitas vezes, os membros nem são os beneficiários do trabalho realizado pela organização.
- Uma associação pode ser formada por duas ou mais pessoas. Já uma cooperativa, requer o mínimo de 20 indivíduos.
Para o diretor-executivo da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), as duas organizações são semelhantes, a maior diferença entre elas é o respaldo econômico. "O associativismo e o cooperativismo andam juntos e às vezes podem ser confundidos, por trabalharem em conjunto e em prol de algo. Porém, o cooperativismo é mais isolado e voltado para a parte econômica e da rentabilidade produzida pela cooperativa. Já o associativismo é mais direcionado para o social, sendo mais amplo e dando mais visibilidade para os envolvidos", afirmou.
.
Núcleo das Cooperativas de Crédito da ACIG
A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava é uma entidade que faz parte do associativismo, que é voltado para a assistência social, educacional, cultural e a representação política e dentro dela existe o núcleo setorial de cooperativas de crédito que é do cooperativismo, direcionado para o desenvolvimento social e econômico.
.A criação do núcleo das Cooperativas de Crédito da ACIG é recente, foi implantado no dia 18 de agosto de 2022. O objetivo dele é incentivar e fortalecer a cultura do cooperativismo na cidade e região.
.
O núcleo é formado pela colaboração entre Cresol, Uniprime, Sicredi, Sicoob, Evolua, Unicred e a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC). Os encontros são realizados duas vezes por mês.
.
Segundo representante da Cresol, Mari Laura Brunelli Kwaczynski, a criação do núcleo foi pensado para fortalecer o cooperativismo. "O objetivo e a importância da criação do núcleo é o desenvolvimento de ações em conjunto para o fortalecimento do cooperativismo de crédito da região, ensinando a missão e os valores de uma cooperativa de crédito, principalmente para o público jovem", explica.
.Legislação
As regras que orientam as associações estão descritas na Constituição (Art. 5, de XVII a XXI e Art. 174, §2º) e no Código Civil.
As normas que orientam as cooperativas estão descritas na Constituição (Art. 5, de XVII a XXI e Art. 174, §2º), na Lei do Cooperativismo e no Código Civil.