Você sabe como gerenciar seus colaboradores?

A função de entender como lidar com pessoas é essencial para gerir uma equipe ou empresa.

.

Um gerenciamento eficaz de colaboradores influencia diretamente na motivação de cada funcionário, na produtividade da equipe e consequentemente, nos lucros da empresa. Os resultados de uma equipe dependem muito de como ela é gerenciada.

.

Além disso, uma boa gestão de pessoas é um fator decisivo para momentos críticos, de incertezas e mudanças, sendo um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma organização.

.

Cada funcionário possui particularidades, tendo qualidades e dificuldades. Saber gerenciar todas as diferenças não é uma tarefa fácil, mas sem dúvidas é necessário para o desenvolvimento de uma organização.

.

Alguns detalhes são fundamentais para obter um bom desempenho com os colaboradores: ter boa comunicação, conhecer a equipe, investir em treinamento e capacitação, não definir metas inalcançáveis, ser exemplo e comemorar cada conquista.

.

A Associação Comercial de Guarapuava conta com duas gerentes, a geral e comercial, elas são responsáveis por 20 colaboradores. Esse trabalho em conjunto, é responsável pela qualidade de serviço oferecido pela instituição.

.

De acordo com a gerente geral da ACIG, Margarete Freitas, o trabalho em equipe é um dos fatores essenciais para o sucesso da entidade. “O trabalho em equipe é uma prática essencial para obter bons resultados para organização. Nessa dinâmica de unir esforços, tempo, conhecimentos e recursos objetivando alcançar solução para os desafios da empresa”, comentou.

.

Segundo a gerente comercial da ACIG, Noeli Silva, o resultado das vendas e do contato com os empresários é fruto do bom trabalho da equipe de vendedores. “O trabalhar em equipe dá resultados, ele mobiliza pessoas, ele promove um engajamento maior, então não tem como se obter resultados sem um trabalho em equipe”, afirmou.

.

Algumas dicas de como gerir sua equipe

• Comunique-se: ter uma boa comunicação com os colaboradores é essencial para qualquer empresa. Conversar de forma clara, objetiva e precisa.

.

•  Separe o lado profissional do pessoal: mesmo que exista uma boa relação entre gerente e funcionário, deixar problemas pessoais em casa, faz com que o trabalho fique mais leve, tanto para um quanto para o outro.

.

•  Saiba amenizar conflitos: o ideal é que você não tome parte de nenhum dos lados e ouça o que os envolvidos no conflito têm a dizer. Não deixe que o problema se torne cada vez maior, causando prejuízos para a equipe e até mesmo para a empresa.

.

• Mantenha sua equipe motivada: quanto mais motivada está uma equipe, mais ela se sente parte de algo e dará o seu melhor. Cabe ao líder, através da gestão de equipe, manter seus colaboradores motivados. Isso pode ser feito através de incentivos, premiações e até mesmo reconhecimento.

.

• Trabalhe com metas e prazos: o planejamento deve ser feito pelo líder e repassado para toda a equipe, tendo o cuidado de não deixar nenhum colaborador sobrecarregado.