Você já ouviu falar que profissões que envolvem tecnologia são o futuro?

Com a evolução das novas tecnologias, surgiram consequentemente novas profissões.

.

Empresas de grande ou pequeno porte utilizam diariamente um ou mais computadores conectados à rede, com websites, e-commerce, aplicativos e outros programas. Para a criação ou manutenção desses sistemas, é necessário um profissional de TI (Tecnologia da Informação).

.

Uma pesquisa divulgada pela BRASSCOM (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), comparando os cinco primeiros meses de 2023 com o mesmo período em 2022, observou-se uma desaceleração na geração de empregos do Macrossetor de TIC. No entanto, mesmo com essa desaceleração, até maio de 2023, o Macrossetor de TIC registrou um acréscimo de 13.173 empregos, representando um crescimento de 0,7%.

.

De acordo com a BRASSCOM, existe uma demanda média anual de 159 mil profissionais no país, mas apenas 53 mil pessoas são formadas na área por ano. O Brasil deve gerar quase 420 mil vagas no setor de TI até 2025. No entanto, ainda é difícil encontrar profissionais qualificados para ocupá-las.

.

Para o CEO e sócio fundador da Teorema, Rui Primak, ter um profissional formado e qualificado na sua empresa faz toda diferença para o desenvolvimento do negócio. "Na Teorema 95% dos colaboradores e os sócios são formados nesta área. Um profissional que faz um curso universitário tem uma bagagem teórica que ajuda muito na compreensão do trabalho. Desenvolver sistemas não é só conhecer ferramentas e linguagens de programação, é entender do processo como um todo, tornando o profissional mais produtivo", afirmou.

.

Para o diretor Comercial e de Expansão do Crachá Digital, Eloi Mamcasz, mesmo que o mercado para os profissionais esteja bom, é necessário se esforçar e ser competente na sua função. "O desenvolvimento de uma carreira sempre estará atrelado a qualidade da entrega de cada profissional. Ainda mais  tendo um perfil de autodidata de quem tem sede de conhecimento e está se aperfeiçoando e aprendendo. Um profissional de alta performance será disputado e muito bem pago pelo mercado, nacional e internacional", destacou.