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Vendas em queda? Saiba como utilizar o e-commerce em épocas de baixa procura

Marketing de Performance pode impulsionar vendas online e ser uma boa ferramenta no dia a dia

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O início do ano foi favorável para o comércio eletrônico no Brasil. É isso que mostram os dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). As compras pela internet atingiram R$ 44,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, valor que representa um aumento de 9,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O ticket médio também foi maior, passando de R$ 470 para R$ 492. Mas, apesar do crescimento, as baixas temporadas também chegam e são uma realidade para os lojistas digitais.

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Meses sem datas comemorativas e eventos significativos — como julho e outubro — tendem a ser momentos de menor demanda para diversos segmentos. Porém, é importante deixar de lado o medo da sazonalidade e encará-la como um processo natural. Afinal, acontece para todos os empreendimentos, desde os pequenos varejistas até os marketplaces e todos podem contar com o marketing de performance como aliado.

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Para melhorar as vendas durante os períodos de baixa, o planejamento antecipado é fundamental. Uma alternativa é analisar os dados do ano anterior para entender o comportamento do e-commerce e mapear objetivos, ações e metas para o novo ano. Segundo especialistas em Marketing Digital, criar um calendário e aproveitar as baixas sazonalidades para criar datas especiais, como aniversários da marca e promoções exclusivas, pode ser muito eficaz.

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Marketing de Performance 

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Com um planejamento cuidadoso e estratégias bem definidas de marketing de performance, os e-commerces podem transformar épocas de baixa procura em oportunidades de crescimento, mantendo a relevância e o engajamento dos consumidores ao longo do ano. Veja quais são as três formas principais de atuação com esse objetivo:

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Antecipação de ações: é recomendado intensificar as mídias antes de datas comemorativas importantes, o que pode gerar vendas antecipadas e aumentar o tráfego. 

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Foco nos públicos quentes: segmentar visitantes do e-commerce, usuários que adicionaram produtos ao carrinho recentemente e clientes frequentes é outra estratégia que pode ser aplicada no marketing de performance.

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Criação de públicos semelhantes: é indicado, também, ampliar a segmentação criando alvos com características similares aos compradores recorrentes.

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É importante destacar que interromper o plano de marketing durante as épocas de baixa procura pode ser prejudicial. As ferramentas de mídias pagas dependem do aprendizado contínuo por isso,  pausar as estratégias significa descartar toda a inteligência construída, prejudicando também os meses de alta procura.

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*Com informações da CNDL*