Vendas de Natal cresceram 11% em relação a 2020
Pesquisa contratada pela Faciap foi realizada com 500 lojistas no Paraná
As vendas de Natal apresentaram crescimento de 11% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta a pesquisa contratada pela Faciap, que foi divulgada no dia 29 de dezembro de 2021.
O levantamento contratado pela Faciap foi realizado pelo Instituto Datacenso no comércio paranaense nos dias 27 e 28 de dezembro nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava.
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, que também é empresário do ramo de eletrodoméstico e telefonia, o resultado positivo em relação a 2020 reflete um crescimento no clima de confiança do consumidor e a expectativa de melhora da economia com a redução dos casos de Covid-19.
“Com o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia as famílias voltaram a se reunir para celebrar o Natal, o que alavancou as vendas neste período. Além disso, o 13º salário também influenciou no bom desempenho das vendas em relação a 2020”, afirma.
O levantamento aponta para pequena queda em relação às expectativas que os empresários mantinham, conforme pesquisa realizada pela Faciap no início de dezembro.
“Neste ano, em função do clima mais favorável às compras, os segmentos que mais se destacaram foram confecções, calçados e utilitários. As pessoas compraram mais produtos de uso pessoal, para seus passeios, suas viagens e para presentear”, afirma Moraes, ao destacar que o setor de telefonia também foi um sucesso de vendas.
Expectativa
No geral, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo do seu negócio, cujo índice praticamente se manteve estável em relação à pesquisa anterior (pré-Natal 81%). Portanto, os comerciantes estão animados com as vendas no ano de 2022.
Os empresários mais otimistas são os de Londrina, onde 86% mostram-se animados com a expectativa de vendas para 2022. Na pesquisa realizada antes do Natal, esse índice era de 81%. Cascavel e Maringá estão em segundo lugar no percentual de otimismo, com 83%.
Contratação
Segundo a pesquisa Faciap/Datacenso, a maioria dos comerciantes paranaenses não aumentou o quadro de colaboradores para o final do ano. A cidade que mais contratou no período foi Curitiba, onde 43% das empresas entrevistadas contrataram funcionários, mesmo que temporários.
Confira a pesquisa completa AQUI.