Notícia

banner-news

Tradicional corrida da mulher completa sua 10ª edição

O evento, que existe há uma década na cidade, contou com 330 inscritos.

.

Neste domingo (19), ocorreu a 10ª edição da Corrida da Mulher, evento promovido pela prefeitura de Guarapuava por meio da parceria entre as Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres e de Esportes e Recreação, e o Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG).

.

O objetivo da Corrida da Mulher na cidade é promover qualidade de vida para as mulheres e a valorização do esporte de rua. A competição integra a programação especial em comemoração ao mês da mulher e marca os 10 anos da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

.

“A Corrida da Mulher já é um marco em nossa cidade. Quando fui secretário, implementei a ideia e, felizmente, deu muito certo. Esse é um espaço que tem que ser aproveitado pelas mulheres também. Eu fico muito feliz em comemorar 10 anos dessa iniciativa e em ver quantas mulheres a abraçaram o evento. Guarapuava só tem a ganhar com atitudes assim”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, relembrou as barreiras que foram enfrentadas desde a primeira edição da corrida e destacou o quanto ela é importante dentro das políticas públicas para as mulheres.

.

“Eu lembro que quando o nosso prefeito Celso era o secretário, foi ele que iniciou este evento e não era uma prática muito usual a corrida de rua em Guarapuava, ainda mais corrida de mulheres na rua. Então, foi algo bastante disruptivo o que ele fez na época e agora, a gente enxerga, na verdade, que foi super acertado. Hoje, vemos que as mulheres tomam conta da rua, que a rua é um espaço de todas nós, assim como o esporte. E isso reflete na autoestima, no autocuidado, enfim, na vida saudável e no protagonismo feminino” destacou, Priscila.

.

“Este é um evento muito legal para as mulheres. Nós estamos aí com dez anos da Corrida da Mulher. Nós tivemos um recorde de participação. Foram trezentas e trinta mulheres. São cinco quilômetros e dá para ver tanto pelo dia bonito, como pela parceria, que tudo colaborou. Aqui eu quero destacar a parceria do Núcleo da Mulher Empresária da ACIG, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Então, realmente essa parceria foi muito bacana”, salientou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

.

A competição, que tinha o percurso de 5 km, foi dividida em seis categorias por idade, sendo elas: até 18 anos; de 19 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; acima de 60 anos e atletas com deficiência.

.

Tanto mulheres quanto homens puderam participar, mas somente as mulheres receberam a premiação. Houve troféus e prêmios em dinheiro, além de medalhas de participação. Foram premiadas em pódio com troféus as cinco primeiras de cada categoria. E a premiação em dinheiro foi para as cinco primeiras atletas da categoria geral.

.

A primeira colocada na categoria geral, foi a atleta Taciane Rodrigues, com o tempo de dezessete minutos e quarenta e sete segundos. Taciane pratica a corrida há oito anos.

.

“Para mim, ganhar esse primeiro lugar, é ótimo. Todo ano eu participo e busco melhorar. Essa prova é muito boa e é um evento importante para a nossa cidade”, destacou a ganhadora.

.

Dentre as participantes, Neli Marin Beltrame foi a primeira colocada na categoria acima de 60 anos, com o tempo de vinte e dois minutos e vinte e seis segundos.

.

“Foi muito bom ganhar. Na verdade, não é o primeiro lugar, é aquela coisa de melhorar a cada corrida, melhorar o tempo. Eu já tenho quarenta e nove (corridas) com essa aqui, com quarenta e nove pódios. Por isso, para mim, é uma honra mais este (prêmio) aqui em Guarapuava”, sublinhou a primeira colocada.

.

Já na categoria de até 18 anos, a pequena Beatriz de Lima Batista, de apenas nove anos, ficou em segundo lugar, com o tempo de vinte e nove minutos e trinta e sete segundos. Beatriz foi a mais jovem a receber a premiação.

.

“Eu gostei de correr. Corro há quatro anos e gostei de participar da Corrida da Mulher. Eu me sinto livre fazendo isso”, comentou a criança.

.Fonte: SECOMFotos: Giselle Juliana/ACIG