Termina hoje o prazo para inscrições no mutirão de quitação dívidas do MTE

Justiça do Trabalho em Guarapuava pretende ultrapassar os R$ 150 mil de execuções do ano passado

.

A Justiça do Trabalho inicia mais um mutirão para dar andamento à fase de execução dos processos trabalhistas. A 14ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que ocorrerá entre 16 e 20 de setembro em Guarapuava, visa superar a marca de R$ 150 mil em execuções. No ano passado, as duas Varas do Trabalho da cidade expediram alvarás de cobrança no valor de R$ 40 mil e alcançaram R$ 110 mil em conciliações.

.

Empresas e indivíduos com pendências na Justiça do Trabalho têm até o hoje,  9 de setembro, para inscrever suas causas no mutirão. A participação no mutirão é recomendada para aqueles que enfrentam restrições de crédito ou têm bens apreendidos devido à inclusão no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). Além de possibilitar a regularização de dívidas e a eliminação de juros acumulados, a participação facilita a obtenção de crédito e a participação em licitações. Os débitos podem ser quitados por meio de negociações de parcelamento ou até mesmo pela entrega de bens, sob mediação da Justiça Trabalhista.

.

No ano passado, a Semana Nacional da Execução Trabalhista mobilizou R$ 187,5 milhões em todo o Paraná, atendendo 17,3 mil pessoas em 4,3 mil audiências. A nível nacional, o evento contou com a participação de cerca de 397,4 mil pessoas e movimentou R$ 4,3 bilhões em 77,3 mil audiências realizadas em apenas cinco dias.

.

O slogan desta edição, “Seu Direito Vale o Ouro”, reflete a importância de garantir o recebimento dos valores devidos, assim como a medalha é essencial para consagrar a vitória nas olimpíadas.

.

Entendemos a dificuldade de conduzir negócios no Brasil, especialmente com restrições de crédito. Este mutirão oferece uma oportunidade para regularizar dívidas trabalhistas e reverter situações que afetam a capacidade de crédito das empresas. Através das audiências de conciliação, buscamos facilitar a negociação entre as partes, possibilitando soluções como o parcelamento de dívidas ou a entrega de bens, destaca o desembargador Célio Horst Waldraff, presidente do TRT-PR.

.

Empresas interessadas devem agir rapidamente para se beneficiar desta oportunidade e resolver pendências trabalhistas de forma eficaz. O esforço concentrado envolve a possibilidade de empresários e empreendedores, que têm dívidas junto à Justiça trabalhista, de renegociarem, tentarem formas alternativas de pagamento como entrega de bens e de produtos, para encerrar as ações.  As inscrições podem ser feitas através do site do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) acesse aqui.