Supervisão de Processos: Ajudando pessoas a atingirem objetivos de carreira

Profissional que garante à equipe de trabalho um desempenho eficaz e satisfatório.

.

O termo “supervisor” geralmente se refere a cargos de gestão de primeiro nível. Embora seja uma função de desafios, também é uma oportunidade de ajudar pessoas a atingirem seus objetivos pessoais de carreira. Se trata daquele ou daquela que supervisiona outras pessoas enquanto essas realizam suas tarefas diárias. É este profissional que operacionaliza os processos da organização, participando da elaboração dos planos de trabalho, colaborando com informações, sugestões e supervisionando equipes, a fim de contribuir para que seu departamento atinja os objetivos esperados.

.

Na ACIG, a supervisão de processos é de responsabilidade da Liriane Monteiro, profissional que está na entidade há quatro anos, sendo um ano e meio nesta função. A supervisão visa garantir que os colaboradores trabalhem de forma eficiente e eficaz para cumprir as tarefas, de acordo com os planos e políticas da associação.

. A seguir, entenda melhor sobre ter um profissional responsável pela supervisão de processos dentro da sua empresa.
  1. Qual a importância de ter processos dentro de uma empresa? Liriane: Os processos são a padronização das atividades que os colaboradores irão executar, sendo assim, ter processos bem definidos e estruturados é a chave para a produtividade, agilidade e eficiência.
  2. É uma forma de ter tudo sob controle e facilitar adaptação dos colaboradores? Liriane: Com certeza, é a maneira de manter o controle e a organização, tanto para os colaboradores mais antigos, como para os novos colaboradores, pois através dos processos o colaborador tem um roteiro a seguir e desta forma, a execução de seus trabalhos se torna mais assertiva.
  3. Determinar as funções dos colaboradores faz a diferença? Liriane: É muito importante definir cada função, para que assim, os processos sejam escritos ou desenhados adequadamente para cada uma.
  4. Como identificar quais as funções e tarefas? Liriane: Todos os setores exigem um processo bem elaborado, desde o padrão na maneira de como é feito o cafezinho para os clientes até a forma de alimentar os dados no sistema de gestão. Desta forma, os processos contribuem para normatizar e padronizar as tarefas.
  5. Quais as vantagens de ter alguém responsável por este serviço? Liriane: O profissional desta área é responsável por organizar, coordenar e controlar as atividades realizadas pelos colaboradores, ou seja, verificar se as atividades estão sendo realizadas com a qualidade necessária, e se necessário for, orientar as devidas correções, visando o aprimoramento e conhecimento da execução dos processos por toda a equipe.