Startup gaúcha ajuda empresas a encontrar fornecedores

Fonte: Site Pequenas Empresas Grandes Negócios

Uma das maiores dificuldades que um empreendedor tem ao abrir uma empresa é montar sua rede de fornecedores e distribuidores. Encontrar profissionais com bons preços demanda tempo e, muitas vezes, atrasa o lançamento de um negócio. É justamente nesse mercado que a startup gaúcha de tecnologia XBW atua.

A startup lançou, em março deste ano, um site onde empreendedores e fornecedores de todo o Brasil podem se relacionar e fechar negócios. A plataforma conta com mais de cinco mil indústrias cadastradas de doze setores diferentes — como agrícola, rodoviário e automotivo — e mais de R$ 1,8 milhão em negócios já foram feitos através da plataforma.

A ideia surgiu em 2013, quando Anderson Detogni, criador da XBW, abriu uma empresa de consultoria. Com formação técnica em mecânica industrial, Detogni trabalhou seis anos em indústrias, mas foi na consultoria que teve contato mais profundo com as necessidades das empresas. “Quase todos meus clientes tinham pouco conhecimento das empresas que atuavam em seus setores, o que atrapalhava a formação de novos negócios”, diz.

Detogni começou a pensar em como a internet poderia solucionar essa questão e, no início de 2014, decidiu investir na criação de uma plataforma para fornecedores, distribuidores e compradores se comunicarem. “No começo era apenas eu e um funcionário de TI contratado, chamado Daniel Krahn”, diz.

Durante todo aquele ano, a dupla compareceu a eventos e feiras do setor de indústria para conhecer as necessidades das empresas. “Conversamos com muitos empreendedores para entender seus problemas. Alguns tinham dificuldades logísticas, enquanto outros tinham problemas comerciais. Então, mostrávamos nossa plataforma e ajustávamos de acordo com o feedback”, explica Detogni. O empreendedor diz que, em 2014, investiu R$ 300 mil do próprio bolso para pagar os custos da startup.

Os processos de desenvolvimento da ferramenta e validação do modelo de negócios duraram mais que Detogni esperava. “No começo de 2015, meu capital já estava no fim”, conta. Mas, graças à rede de contatos que o empreendedor fez durante os testes da plataforma, a startup conseguiu um investidor-anjo que realizou um aporte de R$ 2,5 milhões. Naquele ano, a empresa também foi aceita no programa de aceleração do Parque Tecnológico Unisinos, onde contou com apoio técnico, espaço para operação e consultoria.

Com o desenvolvimento da startup, Detogni diz que precisou aumentar o tamanho da sua equipe. “Primeiro, contratei um diretor comercial, para cuidar das assinaturas. Depois, tive que buscar representantes que mostrassem o negócio para clientes. E, por fim, fomos atrás de gente para atendimento e profissionais de marketing”, diz. Hoje, a equipe da XBW conta com 20 pessoas.

Quando uma empresa se cadastra na plataforma da XBW, ela precisa informar uma série de informações sobre sua localidade, os produtos que vende e os insumos que compra. Além de facilitar o encontro das empresas, a plataforma ainda é capaz de cruzar os dados de seus clientes para indicar, a cada assinante, potenciais compradores ou vendedores. “Assim, todo mês, o empreendedor recebe um relatório que pode ajudar no fechamento de novos negócios de compra ou venda”, diz.

Para uma empresa cadastrar seu negócio na plataforma, ela deve pagar uma assinatura mensal de R$ 35. Esse é o único valor cobrado e não há diferença de preço em relação ao tamanho da empresa. “Isso eu considero uma grande vantagem, pois pequenos negócios conseguem aparecer ao lado de grandes corporações e até mesmo disputar com elas”, diz Detogni. Atualmente, das mais de cinco mil empresas cadastradas, quase 80% são pequenas e médias.

Outra facilidade oferecida aos assinantes é o banco de prestadores de serviço. Profissionais de áreas como contabilidade, advocacia e marketing podem se cadastrar de graça no site. E quando um empreendedor do setor agrícola, por exemplo, precisar de um contador especializado nesse ramo, ele poderá pesquisar na plataforma. “Esse aspecto do site, no fim, tem sido uma grande alegria para nós, pois estamos ajudando as pessoas a conseguirem emprego com a nossa solução”, afirma.

Segundo Detogni, há mais de 1,5 mil prestadores cadastrados na XBW— sendo 60% do Rio Grande do Sul. Sobre a localização desses profissionais e das cinco mil indústrias assinantes, Detogni diz que a maior parte delas está no Sul, onde a startup focou sua operação no começo. “Estamos a apenas sessenta dias ativos, mas, mesmo assim, já temos empresas de todos os estados do país cadastradas”, afirma. Para 2016, a expectativa do empreendedor é que a plataforma chegue a dez mil empresas assinantes.