Segundo dia de WinterShow fecha com 2.000 visitantes

Fonte: Assessoria Cooperativa Agrária Grandes atrações trouxeram um público significativo de 2.000 visitantes ao WinterShow 2015, nesta quarta-feira, 21. Ontem, cerca de 1.000 pessoas passaram pelo principal evento relativo a cereais de inverno do Brasil. Realizado pela Cooperativa Agrária na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), o WinterShow contou, neste segundo dia, com a palestra do economista Ricardo Amorim, a presença da campeã olímpica de vôlei de praia, Sandra Pires, as palestras da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e a dinâmica de máquinas.

Um dos momentos mais concorridos do dia foi a palestra de Amorim, que falou para um público superior a 1.400 expectadores – entre os maiores já registrados em uma palestra na história do evento. O economista e apresentador da Globo News falou por cerca de uma hora e meia e enalteceu o diferencial do evento realizado pela Cooperativa Agrária. “O WinterShow mostra justamente a força do agronegócio. Ao termos um evento como esse, principalmente crescente, cada vez mais pujante, com cada vez mais empresas e expositores, mostra que o agro tem uma importância cada vez maior na economia brasileira. E eu não vejo isso mudando nos próximos anos”, afirmou Amorim.

Pela manhã, as palestras simultâneas da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) novamente trouxeram diversas novidades relacionadas a cevada, trigo, canola, aveia, entomologia, fertilidade de solo e mecanização agrícola. As estações contaram com apresentações de sete pesquisadores da própria FAPA, em conjunto com pesquisadores convidados de universidades e da Embrapa.

ATLETA OLÍMPICA

Pela manhã, a campeã olímpica de vôlei de praia em Atlanta (1996), Sandra Pires, esteve presente no WinterShow 2015, em ação do Banco do Brasil, um dos principais patrocinadores desta edição. Sandra tirou fotos com os fãs, deu autógrafos e concedeu entrevistas para os profissionais de imprensa presentes.

DINÂMICA DE MÁQUINAS Um dos diferenciais deste segundo dia foi a primeira sessão de demonstrações de máquinas agrícolas das empresas expositoras. Um grande público acompanhou apresentações de desempenho, força e precisão de tratores, colheitadeiras, pulverizadores, entre outros equipamentos.

DADO SCHNEIDER O WinterShow 2015 entra no último dia nesta quinta-feira, 22. Com início a partir das 8h, a programação engloba as palestras simultâneas da FAPA, as dinâmicas de máquinas com test drive e a palestra do doutor em comunicação, Dado Schneider. Sob o título “O mundo mudou bem na minha vez”, a apresentação de Schneider fechará as atrações de convidados, com momento de reflexão sobre as possibilidades e oportunidades do mundo atual.

Ricardo Amorim: WinterShow mostra importância do agronegócio

Cenário econômico, momento político e crise (com seus problemas e oportunidades) foram os temas da palestra do economista e comentarista televisivo Ricardo Amorim, na tarde desta quarta-feira, dia 21 de outubro, durante o WinterShow 2015.

Diante de um auditório lotado, com mais de 1.100 pessoas, Amorim analisou o atual momento socioeconômico do Brasil, fazendo uma retrospectiva histórica do mundo, e relacionando os dados com a crise (política, moral e econômica) que o país atravessa hoje.

Com bom humor e usando de metáforas para traduzir a complexidade da economia, o palestrante demonstrou que o setor do agronegócio vive um momento favorável e que permite o crescimento, desde que haja visão sobre as oportunidades que a crise proporciona.

Amorim opinou ainda sobre o cenário político brasileiro, no qual, segundo ele, houve más decisões administrativas por parte da presidência que agravaram a crise econômica, e que levaram à sua grande impopularidade. O economista avaliou como essa situação pode afetar o setor produtivo.

“A palavra do ano é ‘crise’. Será que sem essa crise moral no Brasil a população teria ido às ruas, e teriam sido criadas essas leis de combate à corrupção no Brasil? Acho difícil. Será que sem a crise política a Dilma [Rousseff] teria mudado as diretrizes econômicas? E sem crise econômica, ela teria cortado o salário dela e reduzido o número de ministérios? A crise é desagradável, mas é ela que nos força a colocar a casa em ordem. É a mesma coisa em uma cooperativa, agora com a alta nos preços. A crise nos faz pegar aquela parte na qual deixamos alguma ‘gordurinha’ aqui, ou que deixamos de tornar mais eficiente. Saímos fortalecidos das crises”.

Ao final, Ricardo Amorim foi intensamente aplaudido, e várias pessoas aproveitaram para tirar fotos com ele e pedir autógrafos. O palestrante ressaltou ainda a relevância do WinterShow. “O WinterShow mostra justamente a força do agronegócio. Ao termos um evento como esse, principalmente crescente, cada vez mais pujante, com cada vez mais empresas e expositores, mostra que o agro tem uma importância cada vez maior na economia brasileira. E eu não vejo isso mudando nos próximos anos”, concluiu.