Sebrae/PR prioriza seis linhas de atuação para 2016 nos Campos Gerais e região centro do Estado

Fonte: Assessoria Sebrae/PR

Atento à situação econômica do País, o Sebrae/PR vai focar de forma ainda mais assertiva suas ações para as micro e pequenas empresas instaladas na região dos Campos Gerais e Centro do Paraná. Elas serão centradas em seis linhas estratégicas de atuação e são voltadas para os 48 municípios que integram a área de atuação da regional Centro do Sebrae/PR, com sede em Ponta Grossa.

Uma das linhas estratégicas é de empreendedorismo e gestão. A atuação será no auxílio aos novos empreendedores e também na implementação da gestão. Conforme o gerente regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, em função da atual conjuntura econômica do País muitas pessoas deverão abrir o seu próprio negócio. Apesar disso, o apoio às micro e pequenas empresas já existentes será mais focado no planejamento, com a excelência em gestão.

Outra linha de atuação é direcionada para as empresas de alto potencial e de potencialização. A expectativa, de acordo com o gerente regional, é atuar com empresas de micro e pequeno porte, da região dos Campos Gerais e Centro do Estado, que almejam um padrão mundial, ou seja, que possam concorrer com outras empresas do mesmo setor, independentemente do local de atuação. Com relação à potencialização, a ideia é trabalhar projetos setoriais com empresas que, em médio prazo, tenham condições de se tornar de alto potencial.

“O mercado brasileiro é interessante, mesmo na atual conjuntura econômica. As empresas que conseguirem atravessar este momento ficarão ainda mais fortalecidas. Por isso, a necessidade de melhorar a gestão ou abrir um novo negócio com mais planejamento”, reforça Joel.

Outro foco está voltado para empresas inovadoras. Neste caso, o Sebrae/PR disponibiliza ferramentas para auxiliar os futuros empresários a formatarem um negócio inovador, também chamado de start up. “Há um potencial significativo na região em função da quantidade de universidades instaladas e também porque já notamos que algumas empresas estão preparando seus ambientes para a inovação”, diz.

Educação Empreendedora

Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, o Sebrae/PR dará continuidade ao Programa Nacional de Educação Empreendedora, com a oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de fomentar a cultura empreendedora na educação.

Além disso, o Sebrae/PR atua no desenvolvimento de novas lideranças com a proposta de formar líderes que façam a articulação de novas parcerias, a implantação e a elaboração de projetos que visem o desenvolvimento econômico territorial, gerando impacto positivo no ambiente das micro e pequenas empresas. As ações se dão por meio da Escola de Líderes e do projeto Conexão Liderança.

“Queremos fortalecer os empresários e incentivá-los a pensar de forma coletiva, porque os problemas normalmente são comuns. Acredito que, apesar da crise econômica brasileira, a região é privilegiada pela ampliação e instalação de novas empresas, pelos investimentos no setor papeleiro, pela expansão das fábricas ligadas ao agronegócio e pela certificação e reconhecimento de produtos exclusivos através da Denominação de Origem, como é o caso do mel de Ortigueira. Esperamos que os negócios prosperem e que esse contexto recessivo não se apresente de forma tão acentuada na nossa região”, frisa.

E com o objetivo de melhorar o ambiente para a geração de mais e novos negócios, o Sebrae/PR continuará incentivando a implantação de políticas públicas para favorecer as micro e pequenas empresas, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, legislação que estimula o ambiente dos pequenos negócios, através do programa Cidade Empreendedora.