Notícia

banner-news

Sebrae/PR e universidades firmam convênio para ampliar oferta de educação empreendedora

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Foto: Luis Felipe Miretzki

Em cerimônia realizada na última segunda-feira, 18 de abril, representantes de 30 instituições de Ensino Superior do Estado assinaram um convênio com o Sebrae/PR para participação no Programa Educação Empreendedora. Por meio de projetos e planos de trabalho voltados para o estímulo da cultura empreendedora, o objetivo é disseminar o empreendedorismo para alunos de faculdades e universidades sediadas no território paranaense.

Dos projetos selecionados, grande parte vai dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos no edital anterior, encerrado em 2015, com a proposta de criação de um centro de empreendedorismo dentro das universidades. O Sebrae/PR vai oferecer apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das ações, subsidiando 66% do orçamento total previsto, ou seja, R$3,8 milhões. Já as instituições de ensino deverão arcar com outros R$2 milhões para concretizar os planos de trabalho propostos.

Serão atendidas oito instituições de ensino na região Oeste, seis nas regionais Sudoeste e Centro, cinco na regional Leste, três na região Norte e mais duas na região Noroeste, totalizando 30 faculdades e universidades públicas e privadas contempladas no edital. “Nossa expectativa é que os projetos gerem mais de 154 mil atendimentos em ações de sensibilização, instrumentalização e geração de conhecimento para alunos de diversas disciplinas de ensino superior, disseminando o empreendedorismo entre alunos, professores e a comunidade como um todo”, destacou Rosângela Angonese, coordenadora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR.

Membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR prestigiaram o evento, que contou com ainda com as presenças do presidente do Conselho e presidente da Fiep, Edson Campagnolo, do diretor-superintendente do Sebrae/PR Vítor Roberto Tioqueta, diretor de Operações, Julio Cezar Agostini, e do diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto.

“O Paraná sempre se destaca por estar na linha de frente de projetos como este, assegurando investimentos e fazendo parcerias com instituições de ensino públicas e privadas para criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Hoje estamos levando a cultura empreendedora do Ensino Fundamental ao Superior”, afirmou Tioqueta.

Representando todas as instituições de ensino beneficiadas, o professor e coordenador dos projetos de empreendedorismo da Uniguaçu Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), Romildo Lisboa, falou sobre a importância de se inserir conteúdos deste tipo nos 19 cursos oferecidos pela instituição.

Edson Campagnolo ressaltou que este é um momento especial para o Sebrae/PR, que cumpre a missão de dar suporte ao empreendedorismo, e que as IES contempladas vão abranger todas as regionais do Estado.

“Com a capilaridade das instituições beneficiadas pelo edital, elas terão o poder de alcançar quase todos os 399 municípios, estando mais próximas das pessoas que buscam uma vida melhor por meio do estudo. O Paraná é um celeiro de oportunidades e o Sebrae, com essas ações, faz com que o empreendedorismo aconteça com mais força”, ponderou.

“Ao inserirmos essa disciplina em todos os cursos, colhemos grandes resultados, que serão expandidos com o centro de empreendedorismo a partir de agora. É em momentos de crise que surge o poder empreendedor, por isso precisamos formar profissionais com atitude, que saibam empreender nesse mercado”, analisou Lisboa.

Simpósio de Educação Empreendedora

 Após a assinatura do documento, os representantes das universidades também participaram de um simpósio, que trouxe especialistas em educação e empreendedorismo para contar suas experiências e inspirar novas ideias e ações possíveis com foco no Programa. Os professores Fábio Roberto Fowler, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e Álvaro Cesar Camargo do Amarante, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, falaram sobre as iniciativas implantadas em suas instituições.

“Já formamos empresários, líderes de grandes multinacionais e até políticos. À medida que você acredita no seu trabalho, você alcança resultados expressivos e mostra, por meio de indicadores, as conquistas de seus projetos para os diretores da instituição, ainda mais quando se tem a parceria do Sebrae para escalar esses projetos”, argumenta Fábio Fowler.

Entre eles, também esteve presente o professor José Dornellas, o único professor brasileiro a lecionar na Babson College, nos Estados Unidos, considerada a melhor escola de negócios do mundo, com foco no ensino do empreendedorismo. Em sua palestra, o professor, que é um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, lembrou que muitas universidades brasileiras oferecem disciplinas de empreendedorismo, mas poucas vão além disso.

“Centros de empreendedorismo se tornam ações mais abrangentes, pois têm o poder de desenvolver o corpo docente para ser facilitador e levar conhecimento tanto para os alunos como para a comunidade externa, com ações que vão preparar as pessoas para a criação de um negócio ou para sua vida profissional. É mais do que ensinar, é mudar o comportamento, estimular habilidades empreendedoras que vão ajudá-los em suas tomadas de decisão”, enfatiza o palestrante.