Reunião de atualização do PELT 2035 destaca obras prioritárias para região de Guarapuava

Guarapuava recebeu, na tarde desta quarta-feira (27), a sexta de uma série de reuniões que está sendo realizada em todas as regiões do Paraná para atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035. Mais de 40 lideranças de diversas entidades do setor produtivo e da sociedade civil conheceram como os projetos prioritários para a região evoluíram nos últimos anos e apontaram novas intervenções que consideram importantes para a melhoria da infraestrutura local.

.

Elaborado em uma construção coletiva que envolveu representantes de mais de 20 entidades da sociedade civil paranaense e com coordenação técnica do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o PELT apresenta 97 obras e projetos prioritários para que o Estado elimine gargalos logísticos até 2035. Desde o lançamento da última versão do plano, em 2016, 24% das intervenções foram concluídas. A maior parte, equivalente a 55% das demandas, já está planejada ou em andamento. E os outros 21% ainda não tiveram avanços.

Demandas Locais

Entre as prioridades para a região de Guarapuava estão principalmente melhorias na malha rodoviária. O gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr, responsável pela condução técnica do PELT, destacou que várias das obras nesse modal, especialmente a duplicação completa da BR 277, desde Foz do Iguaçu até Paranaguá e a duplicação da PR 466.

.

Durante a reunião, várias lideranças reforçaram ainda o pedido para que a duplicação da PR 170, seja realizada. O trecho da PR 170 que liga Guarapuava até o distrito de Entre Rios, tornou-se uma das rodovias mais perigosas da cidade, sendo palco de acidentes com frequência. E por uma iniciativa da ACIG e seus associados, o projeto de duplicação, desde o trevo na BR-277 até a ponte sobre o Rio Jordão, já foi viabilizado.

.

A Nova Ferroeste também foi destacada na apresentação, ela é uma obra que está no PELT e surgiu de uma demanda de diversas regiões, especialmente as maiores produtoras do Estado.

Próximas reuniões

A última versão do PELT 2035 pode ser acessar clicando aqui. Além de Guarapuava, a cidade de Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco também já receberam uma reunião para atualização do plano. A série de encontros regionais segue nesta quinta (28), em Ponta Grossa, e encerra na sexta-feira (29) em Curitiba.