Retrospectiva 2023: Saiba quais foram as ações da ACIG ao longo deste ano

Entidade se destacou na promoção de ações para o desenvolvimento local e regional

.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) vai completar 69 anos, no mês que vem. A entidade, hoje presidida pelo empresário Claudinei Pereira,  desenvolveu várias ações ao longo deste ano, dentre elas, o projeto "Guarapuava em Números", uma coletânea dos principais indicadores sociais e econômicos do município nos últimos anos, que foi pensado para entendermos o universo em que vivemos e se tornou um medidor e indicador socioeconômico.

.

O estudo foi encomendado pela entidade para o Centro de Estudos e Pesquisas e Planejamento, o CEPPE do Brasil, e traz uma análise comparativa com dados sobre quais áreas vão gerar demanda no futuro: saúde, educação e segurança, habitação entre outros.

.

Este projeto tornou-se pioneiro na cidade e reúne informações importantes que vão auxiliar o poder público e as entidades no desenvolvimento de ações, e na criação de estratégias para tornar Guarapuava um lugar melhor de se viver, trabalhar e investir. Os dados podem ser acessados na página da entidade https://temp.acig.com.br/ e estão disponíveis em três idiomas: português, inglês espanhol.

.

Flexibilidade no horário do comércio

A entidade tem buscado recursos para ajudar no desenvolvimento do comércio como a criação de um projeto de lei complementar, que flexibiliza o horário do comércio na cidade. A ideia partiu do presidente Claudinei, em conjunto com a classe empresarial, e teve apoio de dois vereadores (João Saulo Piasecki e Nego Silvio) responsáveis por apresentar o PLC na Câmara de Vereadores.

.

O projeto foi aprovado por 15 votos favoráveis e, agora, sancionado pelo prefeito Celso Góes se tornou lei no município. Uma enorme conquista que ajuda os empresários a decidirem como atuar em seus estabelecimentos, escolhendo abrir ou fechar conforme sua demanda para atender os clientes. O projeto não infringe a convenção trabalhista da classe, e todos os direitos dos trabalhadores são preservados, ele dá oportunidade ao empresário de ter essa flexibilidade de ajustes sem precisar ficar restrito apenas ao horário já estabelecido em convenção coletiva. .

Porto seco em Guarapuava

A ACIG também buscou apoios e cobrou do poder público a vinda de um terminal modal de cargas, o chamado porto seco. Esta é uma demanda antiga da cidade que até hoje não foi atendida. A possibilidade de Guarapuava contar com um porto seco, traz uma grande transformação para a cidade e região. Um porto seco é uma infraestrutura logística fundamental que desempenha um papel crucial no comércio internacional e nacional.

.

Após solicitações da entidade a secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaina Naumann, realizou uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos em Brasília (DF), com o objetivo de solicitar a colaboração da pasta para a criação de uma zona logística avançada, auxiliando na desburocratização da movimentação aduaneira, tornando Guarapuava uma cidade na lista das que vão integrar o Programa de Aceleração e Crescimento Novo - PAC do Governo Federal. O anúncio atende a uma demanda antiga da entidade, e vai facilitar e agilizar a exportação e importação de produtos na região.

.

Além disso, a entidade também busca junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico a expansão do Aeroporto Regional de Guarapuava Tancredo Thomas de Faria, que já atua com voos comerciais e poderá somar na rota do transporte aéreo estadual e nacional.

Liquida Guarapuava

Buscando atender às necessidades do empresário, a entidade lançou em setembro deste ano, a primeira edição da 'Liquida Guarapuava', a maior feira de liquidação da região que durantes três dias, arrecadou um milhão e meio de reais. Foram 71 estandes, e 51 empresadas cadastradas para oferecer produtos com até 80% de desconto, nos mais variados setores: roupas, calçados, acessórios, móveis, perfumaria, serviços de estética, saúde, automóveis entre outros.

.

A feira fez tanto sucesso que já entrou para o calendário oficial de eventos da entidade, e será realizada duas vezes por ano; a segunda edição já está marcada para março do ano que vem, e vai acontecer também no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

.

A feira também reuniu shows musicais, brinquedos infláveis no espaço kids, e praça de alimentação com cervejarias locais artesanais. Tudo para que o cliente tivesse um espaço adequado para suas compras. O evento girou a economia local e trouxe ao empresário a possibilidade de liquidar o estoque.

Comprar Aqui Dá Sorte

A entidade também desenvolveu a maior campanha de prêmios do Paraná, que começou em novembro de 2022 e vai até janeiro de 2024. Uma campanha que busca premiar os consumidores que escolhem comprar no comércio local. A cada R$ 100,00 em compras em lojas parceiras, o consumidor ganha um cupom para cadastrar e concorrer a vários prêmios.

.

São R$ 500,00 mil em prêmios e até agora campanha já realizou 12 sorteios, com mais de 180 ganhadores; já foram sorteados três carros zero-quilômetro, R$ 10 mil reais, várias TV's 65', vales-compras, Iphones, e ainda vai acontecer o sorteio de mais um carro neste domingo (31) e um apartamento.

. A ACIG é bem ativa nas redes sociais e tem conteúdos postados diariamente sobre as ações, como 'Minuto ACIG' e vai lançar em breve o podcast "Café com ACIG”. Acompanhe tudo no Instagram @acigguarapuava,  no Youtube: ACIG TV e no site https: acig.com.br e fique por dentro das novidades.