Público lota primeiro dia do WinterShow

Na manhã de ontem (14), o público lotou a tenda principal da 11ª Edição do WinterShow, maior evento de pesquisa em cereais de inverno do Brasil. O WinterShow é promovido pela Cooperativa Agrária através da FAPA – Fundação Agrária Pesquisas Agropecuárias. A palestra de abertura do evento foi realizada pela Engenheira Agrônoma e Consultora da Presidência da Caixa Econômica Federal, Elaine Mattiolli Alves de Souza. A conversa tratou de assuntos como a importância do Agronegócio para a balança comercial brasileira e as perspectivas do setor para os próximos anos.

Na sequência, um painel de debates que contou com a presença de pesquisadores da Embrapa falou sobre de que maneira maximizar a produtividade e rentabilidade das culturas alternadas de trigo e soja. O encerramento da programação da manhã aconteceu com o seminário de lançamento da campanha Plante Seu Futuro, do governo do Estado, que teve a participação do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

À tarde foram realizadas palestras simultâneas com pesquisadores da FAPA. Hoje, as atividades começam às 9 horas e estendem-se até às 18h30. O mesmo acontece amanhã (16), último dia do evento.

WinterShow alia aprendizado e oportunidades

O WinterShow é um evento voltado para todos os agentes envolvidos na produção de cereais de inverno como produtores, pesquisadores, agrônomos, cooperativas, estudantes da área, entre outros.

Para o professor Carlos Roberto de Azevedo, docente no Colégio Estadual Agrícola Arlindo Ribeiro, o evento permite que os alunos visualizem na prática muitos dos conteúdos que são repassados a eles dentro de sala de aula. “Aquilo que a Cooperativa está apresentando hoje são conteúdos que nós desenvolvemos no colégio. Isto passa a ser complementar ao que fazemos. O evento dá oportunidade aos meninos, futuros Técnicos Agorpecuários, muitos deles filhos de agricultores, de conhecerem a tecnologia e aquilo que o mercado tem de melhor, pois a Agrária é muito avançada neste sentido”, disse.

Além de apresentar resultados das pesquisas e experiências mais recentes realizadas pela FAPA, e promover o intercâmbio entre participantes e palestrantes que são referência nacional no setor do Agronegócio, o WinterShow também proporciona que empresas de maquinário, sementes, insumos agrícolas, e outras atividades ligadas ao ramo estabeleçam contato e mostrem suas novidades aos produtores. “Estive aqui o ano passado e o evento está bem maior este ano. Estão vindo pessoas de outras regiões até do Brasil, principalmente pelo fomento que a Agrária dá ao desenvolvimento de novas tecnologias. Nosso negócio hoje é feito através do contato com os produtores, e nosso objetivo é estar presente, mostrando nossos produtos”, afirma Saulo Antenor Ribeiro Milléo, representante de uma multinacional do setor agrícola.

IMG_8244IMG_8247IMG_8263IMG_8271IMG_8301IMG_8308IMG_8334IMG_8342