Projeto Tec do Bem entrega 500 máscaras de proteção produzidas com impressoras 3D
Os materiais foram destinados aos hospitais São Vicente e Santa Tereza, Hemocentro Regional de Guarapuava, CISGAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde), IML (Instituto Médico Legal) e hospitais da região
O projeto Tec do Bem, idealizado por integrantes do Ecossistema de Inovação de Guarapuava, entregou durante essa semana cerca de 500 máscaras de proteção modelo face shield para profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus na região de Guarapuava. O projeto, que teve início há 10 dias, conta com o envolvimento de dez entidades e mais de 60 voluntários na produção dos materiais.
Para o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá, Carlos Eduardo Iatskiu, a sinergia dos atores envolvidos com tecnologia e inovação em Guarapuava contribuiu para alcançar o resultado.
“Nós temos contato com os Ecossistemas de Inovação de outras regiões do Paraná, assim chegou ao nosso conhecimento que Londrina estava produzindo máscaras com impressoras 3D, e quisemos trazer a ideia para Guarapuava. Depois de alguns testes, aperfeiçoamos o material, diminuindo o tempo de produção e aumentando a qualidade. Chegamos a ter mais de 30 impressoras trabalhando ao mesmo tempo. O ser humano quando trabalha junto consegue fazer coisas maravilhosas, mesmo em um momento de crise como esse”, afirma Iatskiu.
O diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava, Fernando Guiné, parabenizou a atitude altruísta e voluntária do grupo.
“As 30 máscaras trazem muito mais segurança e tranquilidade para os nossos profissionais do Hemocentro e doadores de sangue. Parabéns aos integrantes do projeto Tec do Bem por colocarem o conhecimento de vocês à disposição do bem estar da comunidade”, agradece.
O IML recebeu 100 máscaras e está prevista a entrega de outras 100 em breve. Conforme a chefe da Unidade da Polícia Científica de Guarapuava, Tatiane Aparecida Wolf Prussak, o modelo face shield desenvolvido pelo Ecossistema de Inovação garante maior proteção aos profissionais do IML, por se estender à toda a face.
“Essas máscaras face shild são fundamentais, principalmente nessa época de pandemia. Com as 200 unidades conseguiremos suprir a necessidade de todas as unidades do Estado, garantindo maior proteção aos médicos legistas, auxiliares de necropsia e auxiliares de perícia”, explica Prussak.
Para a diretora do CISGAP, Eliane Dranca, as 20 máscaras doadas estão fazendo toda a diferença na rotina de trabalho dos colaboradores.
“O impacto do projeto Tec do Bem é extraordinário. Os profissionais que trabalham na linha de frente do CISGAP ficaram muito satisfeitos, porque se sentiram mais seguros e menos apreensivos durante a jornada de trabalho. Agradecemos imensamente o apoio que recebemos”, avalia.
Quer contribuir com o projeto Tec do Bem?
A Acig, uma das entidades integrantes do projeto, disponibilizou uma conta para doações em dinheiro. O montante será utilizado para a compra de insumos para a confecção das máscaras.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GUARAPUAVA CNPJ 77.903.789/0001-15 Banco do Brasil Agência 0299-2 Conta Corrente 24414-7
[gallery size="medium" ids="36926,36927,36928,36929,36930"]