Notícia

banner-news

Projeto Evento Seguro leva qualificação e mais segurança ao setor cultural no Paraná

Iniciativa do Governo do Estado capacita 360 profissionais em nove municípios, incluindo Guarapuava, com formação técnica nas normas NR 10 e NR 35

.

O setor cultural do Paraná recebe um importante reforço em qualificação e segurança com o Projeto Evento Seguro, iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com a Ambev e o SEST/SENAT.

.

Com recursos do programa Paraná Competitivo, o projeto tem como objetivo capacitar trabalhadores para atuar com mais segurança na montagem e operação de estruturas em shows e eventos de grande porte. A proposta alia formação técnica especializada à redução de riscos e acidentes, fortalecendo a profissionalização do setor cultural no estado.

.

Ao todo, o projeto irá capacitar 360 pessoas, distribuídas em 18 turmas, com carga horária de 60 horas por curso, ao longo de 15 dias letivos. Cada turma contará com 20 alunos, com idade mínima de 18 anos, e os participantes receberão bolsa auxílio de R$ 750,00 durante o período de formação. O investimento total é de R$ 594 mil, viabilizado por meio do Paraná Competitivo em parceria com a Ambev.

.

Serão ofertadas:

  • 9 turmas da NR 10 – Segurança em Instalações Elétricas

  • 9 turmas da NR 35 – Segurança no Trabalho em Altura

.

As capacitações serão realizadas em nove municípios paranaenses, com duas turmas em cada cidade: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama, Londrina e Maringá. Para Guarapuava, a iniciativa representa uma oportunidade estratégica de qualificação profissional, ampliando a segurança e a excelência na realização de eventos e fortalecendo a cadeia produtiva local ligada ao setor cultural e de entretenimento.

.

O Projeto Evento Seguro reforça a importância da formação técnica especializada para garantir não apenas a qualidade dos eventos, mas principalmente a proteção dos trabalhadores envolvidos nas complexas operações que envolvem grandes estruturas, sistemas elétricos e trabalhos em altura.

.

Acesse o link para a inscrição do projeto aqui.