Notícia

banner-news

Projeto Começar bem do Sebrae dá mais segurança para quem quer abrir um negócio

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Montar uma empresa envolve riscos, ainda mais em tempos de crise, mas a conjuntura econômica difícil não tem impedido a abertura de novos negócios. “A crise existe sim e afeta todo mundo, mas também pode ser uma oportunidade. Acredito no nicho em que resolvemos atuar”, afirma a paranaense Zomara Martins, de Maringá (PR), que no início de setembro abriu a Divinah Store, que vende pela internet lingeries para gestantes.

A avaliação de Zomara coincide com a de um analista de sistemas carioca que trabalha para lançar, em 2016, em sociedade com dois colegas, uma plataforma digital que informará o consumidor sobre empresas que têm serviço de delivery de alimentos. “A crise está aí, mas a gente vai ser conivente com ela ou vai se levantar, sacudir a poeira e seguir em frente?”, questiona Robert Pinheiro da Silva, de Nova Friburgo (RJ). “As pessoas estão retendo mais dinheiro, mas, mesmo assim, não deixam de consumir. O desafio do empresário é inovar e oferecer um produto de qualidade”, acrescenta.

A determinação de empreender, ainda que em cenário econômico adverso, não é o único ponto que Zomara e Robert têm em comum. Ambos participaram do Começar Bem, projeto criado pelo Sebrae Nacional para apoiar o potencial empresário a entrar no mercado com mais segurança.

Em 2015, o projeto completou um ano, com a realização, até outubro, de 1.739 turmas em cursos, oficinas e palestras sobre temas como formalização, análise de mercado e orientação para acesso a financiamento. Mais de 31 mil pessoas foram atendidas no projeto em todo o país.

Em outubro, o Começar Bem disponibilizou uma ferramenta gratuita para ajudar o empreendedor a construir um modelo de negócios: o aplicativoSebrae Canvas 2.0. Ele pode ser usado em desktop ou tablet (iOS e Android). Basta criar uma conta na página, onde é possível fazer o download do aplicativo nessas opções de sistema operacional.

Capacitação reduz riscos

“Quem se prepara antes de abrir uma empresa vai lidar com riscos mais moderados, daí a importância fundamental da capacitação”, afirma a gerente de Capacitação Empresarial e de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional,Mirela Malvestiti.

A experiência que acumulou desde que abriu a empresa, no início do segundo semestre, confirmou para Zomara Martins a necessidade de capacitação. “Eu trabalhei na área administrativa-financeira de uma cooperativa por 20 anos e já tinha uma bagagem de gestão, mas sabia que precisava de orientação de especialistas em empreendedorismo, por isso procurei o Sebrae”, conta. “Eu nunca tinha feito plano de negócio. Esse aprendizado fez toda a diferença. Antes de abrir a loja, sabia em quanto tempo poderia ter retorno com a empresa”, complementa.

Serviço:                                                                                         

Para saber mais informações sobre datas e temas dos cursos do Começar Bem, basta procurar o Sebrae do seu estado ou entrar em contato com o canal de atendimento gratuito: 0800 570 0800.