Programa Empreender traz para a Acig empresários do setor imobiliário

Nesta sexta-feira (16), o Programa Empreender reuniu, para uma reunião informal, mais empresários do setor imobiliário. Eles irão se reunir no núcleo setorial formado no encontro anterior com empresários do ramo.

Iraci Salete Mataczinski, consultora da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), fez uma breve apresentação sobre o cenário associativista mundial, e destacou a Alemanha como exemplo de forte cultura associativa.

A consultora chamou a atenção para o perfil do empreendedor atual. Segundo Iraci, a maioria dos empreendedores não confia no auxílio externo, não busca apoio, atua isoladamente, desconhece que tem problemas e os concorrentes são vistos como inimigos pessoais. "Ver o concorrente como inimigo é um dos grandes equívocos da maioria dos empresários, pois grupo que senta junto, ganha junto. É preciso ter consciência de que, em grupo, é possível fazer muito mais", destacou.

Em seguida, a consultora despertou reflexões acerca do cenário imobiliário local, instigando os empresários a refletir sobre como querem o setor nos próximos 5 anos e de que forma podem melhorar os ganhos.

Os empreendedores presentes se mostraram otimistas com a proposta do Empreender, pois vem de encontro ao que, atualmente, acontece nos encontros do Cresci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Eles relataram se encontrar uma vez por mês para palestras e atualizações sobre o setor. Segundo os participantes, as regras dos núcleos setoriais irão acrescentar muito ao trabalho deles.

O Empreender O Programa Empreender é um caminho de orientação a empreendedores através de associações comerciais que organizam núcleos setoriais, valorizando o aspecto associativo. O associativismo aproxima as empresas e incentiva as iniciativas individuais. Além disso, a política associativista gera força para as reivindicações coletivas em problemas comuns, mas não interfere na individualidade.

Atividades desenvolvidas pelos Núcleos Setoriais • Compras conjuntas • Prestação de serviços ou fabricação de produtos de forma coletiva • Exercer poder de lobby através da associação comercial • Treinamentos que atendam necessidades específicas • Participação coletiva em feiras • Intercâmbio de informações • Missões técnicas e comerciais • Marca única • Venda conjunta • Logística de distribuição conjunta Programação Planejamento Mecânicas: 9/9 e 23/9 - 19h Gastronomia e Hotelaria: 10/9 - 15h Informações: 3621-5506, Lucas.