Programa Empreender: Desenvolvendo e fortalecendo empresas através do associativismo

A consultoria para empresários funciona por meio dos núcleos setoriais e multissetoriais.

.

O Empreender é um programa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), em parceria com o SEBRAE, desenvolvido em nível estadual pela FACIAP (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), em nível regional pela CACICOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) e local pela ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), que reúne empresários nos chamados núcleos setoriais (todos de um mesmo segmento) e multissetoriais (empresários de vários setores).

.

Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial. Na ACIG, o Programa Empreender existe há quase dez anos e desde 2019 conta com a Agência de Consultoria FVS, que tem como responsável o consultor, Fernando Volanin.

.

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, atendendo empresas em todas as unidades federativas e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

.

O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um núcleo setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

.

O Programa Empreender é um conjunto de ações cujo objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento da micro e pequena empresa, através do associativismo. Ele possibilita o acesso a muito mais recursos do que qualquer empresa ou profissional possui de forma isolada. Entretanto, é conhecida a alegação de que as barreiras culturais o impediriam de se tornar uma realidade no país. O associativismo é uma realidade de norte a sul do Brasil, mais do que isso: impulsiona qualquer tipo de negócio.

Programa Empreender

De acordo com o consultor da ACIG, Fernando Volanin, fazer parte do Programa Empreender é estar em um ambiente para desenvolver estratégias comerciais e fazer contatos (networking). Por meio dos núcleos, os empresários têm espaço para exposição de dificuldades e a oportunidade de discutir a solução de problemas. Estando na entidade, é possível participar de cursos de capacitação por meio do SEBRAE, além de fazer contato e ter suporte da prefeitura e das secretarias municipais.

Núcleos Setoriais e Multissetoriais

Participar dos núcleos setoriais e multissetoriais é buscar o desenvolvimento das empresas e dos empresários. Para os que já fazem parte da associação, eles podem contar com ajuda dos núcleos para esclarecer dúvidas e buscar soluções de problemas nas seguintes áreas: advocacia, contabilidade, gestão e consultoria, por exemplo.

.

Atualmente são 22 núcleos formados e três sendo iniciados. A abertura dos novos surge dos empresários, depois é feita uma pesquisa sobre o nicho de mercado e um levantamento de associados do setor. Na sequência, em uma reunião é apresentado o que é, como funciona e quais são os objetivos. Num segundo momento, passa a ser pensado no planejamento estratégico, definindo onde o grupo quer chegar, traçando resultados e desenvolvendo plano de ações.

.

Com o núcleo formado é o momento de definir o regimento interno e quem fará parte da coordenação. Volanin afirma que os encontros normalmente são realizados na ACIG e podem ser: semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da disponibilidade dos nucleados e das demandas, pois todos os encontros tem temas e assuntos definidos para serem discutidos. "A exigência para formação de um núcleo é ter no mínimo sete empresas que sejam associadas, mas isso não é um empecilho para iniciar com mais ou menos. Empresários não associados podem participar de um encontro como convidados para conhecer a dinâmica", finalizou.