Notícia

banner-news

Produtores Rurais serão obrigados a usar Nota Fiscal Eletrônica em 2025

Para a emissão da NF-e, é necessário Certificado Digital. Entenda como a ACIG pode te ajudar

.

A partir de 2 de janeiro de 2025, todos os produtores rurais deverão adotar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) modelo 55 para operações interestaduais e estaduais, e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) modelo 65 para vendas internas. A medida segue o AJUSTE SINIEF Nº 10, de 7 de maio de 2024, e será obrigatória em todo o país.

.

Por que a Mudança?

.

A substituição da Nota Fiscal modelo 4 pelo sistema eletrônico busca modernizar, dar mais segurança e facilitar o controle fiscal. A NF-e elimina o uso de talonários, reduz custos com papel e permite monitorar as operações em tempo real.

.

Como Funciona?

.

Nos estados do PR, RO e MG, o documento só poderá ser emitido pelo sistema da Receita Estadual. Para isso, é necessário ter um Certificado Digital e-CPF (ICP-Brasil). Aqui na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), fazemos a emissão do seu Certificado Digital de forma rápida, tranquila e segura.

.

Certificado Digital 

.

Este é mais um serviço oferecido pela , ACIG o certificado pode ser realizado de três maneiras: no local de preferência da pessoa, por videoconferência ou na sede da Associação. O uso do Certificado Digital é viável tanto para empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) quanto para pessoas físicas.

.

O certificado atua como uma espécie de carteira de identificação virtual, possibilitando a assinatura de documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura realizada de próprio punho no papel, dispensando a necessidade de reconhecimento de firma em cartório. Essa solução assegura autenticidade, confidencialidade e integridade nas operações realizadas por meio dele, conferindo validade jurídica e proteção nas transações digitais. 

.

Para emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) com certificado digital, você precisa de um certificado válido vinculado ao sistema de emissão.  Com o Certificado Digital da ACIG, os dados são protegidos por criptografia e o certificado emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI, que protege os dados e evita fraudes. São duas certificadoras credenciadas: CertiSign e Certificação Digital SPC. Com isso é possivel acessar o site da Receita Estadual e emitir a NF-e com facilidade e segurança.

.

Modernize e Evite Problemas

.
Com a obrigatoriedade chegando, a ACIG está pronta para ajudar produtores a se adaptarem ao novo modelo, garantindo conformidade e eficiência na emissão de documentos fiscais. Para mais informações entre em contato pelo telefone (42) 3621-5513.