Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Guarapuava é lançada

Nesta quinta-feira (01), foi lançada em evento oficial a Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Guarapuava. O evento reuniu autoridades e lideranças da área para falar sobre a importância da Câmara, que vai diminuir e desafogar o Judiciário.

.

A iniciativa de implantar o modelo em Guarapuava, surgiu dentro do Núcleo Setorial de Advocacia da ACIG (NADV), que fomentado pelas necessidades dos empresários locais buscou soluções efetivas. O modelo de resolução extrajudicial foi instituído pela Lei Federal n° 9307, sancionada em 23 de setembro de 1996.

.

O desembargador José Sebastião Fagundes Cunha, é um dos grandes nomes da área de mediação e arbitragem, no evento ele ressaltou os benefícios de uma resolução de conflitos mediada. "É de uma importância absurda esse momento histórico em que o poder judiciário admite que precisa de mudança. Em uma revelação coexistencial, entre certo e errado você mantém a situação de conflito, mas na verdade as pessoas vão muito além disso, no processo existem valores e desejos individuais. A mediação e arbitragem é um novo modelo na resolução de conflitos, que considera diversos fatores”, cita o desembargador Fagundes.

.

Esse modelo apresenta soluções mais rápidas e menos burocráticas, além disso, é um processo confidencial com total garantia de sigilo de informações. A arbitragem pode ser realizada tanto por Pessoas Físicas (PF), quanto por Pessoas Jurídicas (PJ), e as decisões tomadas dentro da câmara têm a mesma validade do Poder Judiciário. A diferença é que ambas as partes abrem mão de recorrer à Justiça, em troca de agilidade no processo através de um meio privado.

.

Essa iniciativa é um reflexo da importância das ações da ACIG na sociedade, os núcleos como o NADV, focam em projetos assertivos para a classe que representam. O presidente da ACIG, Claudinei Pereira, falou sobre a expectativa com essa iniciativa. “Um projeto como Câmara de Arbitragem que surgiu dentro da associação nos deixa muito animados, acreditamos que vai ajudar o empresário guarapuavano e de toda a região a ter um sistema menos burocrático. Esse é o nosso objetivo como associação, trazer a cada dia mais ferramentas para os empresários”, citou o presidente da ACIG.

.

A sede da Câmara fica no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), os associados da entidade terão descontos na entrada de processos. São sócios da Câmara de Mediação e Arbitragem de Guarapuava – CMAG: Fabiana Andréa F. L. Pereira, Alessandro Frederico de Paula, Marcel S. Fracaro, Paulo José Machado Guedes, Igor Faggion, Lucas Andrade, Fernando Guiné Jr  e Lucas Balena.