Pesquisa Faciap aponta expectativa de vendas no Dia dos Pais
Maioria dos comerciantes paranaenses acredita num aumento de 8% nas vendas
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Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) aponta que a maioria dos comerciantes paranaenses acredita num aumento de 8% nas vendas relativas ao Dias dos Pais neste ano, em relação ao mesmo período de 2021.
O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 24 de julho, pelo Grupo Datacenso, e foram ouvidos 500 consumidores e 500 comerciantes nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco).
De acordo com o estudo, 79% dos comerciantes paranaenses estão esperançosos com o desempenho do seu negócio, principalmente os de Londrina e Cascavel. Oito em cada 10 comerciantes se dizem animados com o futuro.
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Economia
Quanto à expectativa em relação ao rumo da economia, praticamente metade dos comerciantes está preocupada: 49%. Mas, 42% estão otimistas com a evolução do cenário econômico. Os comerciantes das regiões de Cascavel e Ponta Grossa estão mais preocupados.
O Índice de Confiança do Comerciante, que vai de 0 a 200 pontos e que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e a situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 157 pontos, demonstrando que os lojistas estão mais animados.
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Presentes para os pais
Os principais presentes que os consumidores paranaenses pretendem comprar para aos pais são, em primeiro lugar, vestuário/calçados, seguido de almoço/jantar, bebidas e perfume/cosméticos. Analisando por gênero, o percentual de vestuário/calçados e perfumes/cosméticos é maior no feminino, e o de eletrônicos no masculino.
No geral, mais da metade dos consumidores pretende gastar na compra do presente do Dia dos Pais, o mesmo valor que o ano passado (R$ 168,69). Parte significativa respondeu que irá gastar mais este ano. O tíquete médio previsto, no geral, é de R$ 174,50. Tem diferença por região, Cascavel apresenta o maior valor, já Guarapuava, o menor.
Lojas físicas
A pesquisa aponta, também, que o número de consumidores paranaenses que pretendem comprar o presente em lojas físicas apresentou crescimento significativo. Portanto, este novo comportamento de compra mostra que existe oportunidade para os comerciantes investirem tanto na comunicação presencial quanto na digital, ou seja, é recomendável que se faça uma comunicação híbrida.
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Leia a pesquisa na íntegra AQUI
Fonte: Assessoria de Imprensa Faciap