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Pesquisa da Faciap revela aumento nas vendas do Dia dos Namorados

Guarapuava ficou acima da média geral do estado com crescimento de 2%

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A Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) sempre divulga pesquisas voltadas para datas comemorativas e que impulsionam o comércio. Elas ajudam a entender o perfil do consumidor e quais táticas podem dar certo na hora das vendas. A pesquisa mais recente encomendada ao Datacenso, aconteceu  entre os dias 13 e 17 de junho, onde 601 comerciantes de sete regiões do estado: Curitiba, Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina foram entrevistados sobre as vendas no Dia dos Namorados.

De acordo com o levantamento, as vendas no comércio guarapuavano neste período tiveram um aumento de 2% em relação ao ano passado. Em todo o Paraná, esse aumento foi de 1,9%. A pesquisa ainda revelou o otimismo em relação às vendas para os próximos meses, com 50% dos comerciantes guarapuavanos animados em relação às vendas futuras.

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Estratégias de vendas

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Entre as estratégias escolhidas pelos comerciantes na campanha do Dia dos Namorados, a internet foi o meio mais utilizado com 89%. Além disso, para promover a venda e fidelizar os clientes, 60% dos guarapuavanos usam as redes sociais para divulgar seus produtos. Dentre as redes mais usadas estão: Instagram, Facebook e WhatsApp com 92% sendo as plataformas mais populares.

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Além disso, 60% comerciantes executaram campanhas de vendas para o Dia dos Namorados com antecedência de 11 a 15 dias à data comemorativa.

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Formas de Pagamento

Em Guarapuava, o pagamento à vista no cartão de crédito foi o método mais utilizado sendo 55%, seguido por à vista no pix com 23%, e à prazo no cartão de crédito 15%. No entanto, o parcelamento no cartão de crédito foi predominante em outras regiões como: Londrina com 50% e Maringá 67%.

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Perfil dos entrevistados

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Em Guarapuava 60 comerciantes participaram da pesquisa. Quanto ao cargo dos entrevistados, 75% representa gerentes, supervisores ou responsáveis pelas operações comerciais. Em relação ao porte das empresas 83% são microempresas com até nove funcionários.

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*Com informações FACIAP*