Pesquisa aponta expectativa de vendas para o Dia dos Pais

Guarapuavanos vão gastar em média R$ 197,17 em presentes nesta data

.

No próximo domingo, dia 11 de agosto, é comemorado o dia dos pais, data celebrada sempre no segundo domingo do mês. A celebração que homenageia os pais, foi criada com o objetivo de movimentar o comércio no segundo semestre do ano. Pensando nisso, a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em parceria com o grupo Datacenso, lançou nesta semana, uma pesquisa que avalia o expectativa de compra dos paranaenses para a famosa data comemorativa.

.

A pesquisa, que entrevistou 600 consumidores em várias regiões do Paraná, revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 208,17, com uma ligeira variação entre as regiões.

.

Expectativa para o comércio guarapuavano

.

Ao todo, foram entrevistadas 66 consumidores da cidade de Guarapuava, dos quais 78% pretendem comemorar a data com um almoço em casa. Enquanto 14% quer almoçar ou jantar em restaurante. Em média, os guarapuavanos pretendem gastar até R$ 197,17 em seus presentes.

.

Além disso, dentre as principais motivações para escolha do presente do Dia dos Pais, 37% disseram dar preferência as necessidades ou desejos do pai, 39% ao estilo de vida presenteado, e 31% aos interesses e hobbies do pai.

.

De acordo com o estudo, no geral, a internet é o principal meio utilizado pelos consumidores para pesquisar e comparar preços de produtos antes de realizar uma compra. No entanto, uma parte significativa dos moradores de Guarapuava, Londrina e Ponta Grossa; e dos consumidores mais velhos ainda prefere visitar as lojas pessoalmente.

.

Antecedência ou última hora?

Em relação ao momento da compra de presentes, no geral, mais da metade dos consumidores paranaenses prefere realizar suas compras com antecedência. Em Guarapuava 55% vai comprar o presente com antecedência e 45% vai deixar para a última hora;

Formas de pagamento:

• À vista no cartão de crédito 37%
  • À prazo no cartão de crédito 8%
  • À vista no PIX 18%
  • À vista no débito 22%
  • À vista no dinheiro 14%
  • Crediário de loja 2%

.

Locais de compra dos presentes

.

Segundo a pesquisa, no geral, a internet é o local mais citado pelos consumidores para comprar presentes de Dia dos Pais, com 39% das preferências. Esse índice vem crescendo a cada pesquisa. As lojas físicas de rua são a segunda opção mais popular. Essas preferências podem variar dependendo do perfil dos consumidores e da região onde eles estão. Veja o percentual em Guarapuava.

•  53% preferem loja física de rua
  • 18% preferem lojas virtuais (internet)
  • 10% preferem lojas físicas em shopping..

.

Fatores mais importantes na escolha de uma loja na hora da compra

.

Em Guarapuava o fator mais importante na escolha de uma loja, para mais da metade dos consumidores, é o atendimento ao cliente, Em seguida, destacam-se preços competitivos e a qualidade dos produtos.

• Atendimento ao cliente 51%
  • Preços competitivos 41%