Pesquisa aponta expectativa de venda para o Dia das Crianças

Guarapuavanos vão gastar em média R$ 188,97 em presentes nesta data

.

No próximo sábado, 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças, uma data que valoriza a importância dos cuidados que todas as crianças devem receber. Criada há cem anos, em 1924, pelo governo de Artur Bernardes, a celebração surgiu após o III Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Brasil em 1923, que discutiu os direitos infantis. A sugestão de estabelecer a data veio do deputado Galdino Valle Filho.

.

Após uma grande campanha publicitária das empresas Estrela e Johnson & Johnson, a data passou a movimentar o comércio no segundo semestre do ano, e hoje em dia representa uma grande oportunidade para os comerciantes. Pensando nisso, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em parceria com o grupo Datacenso, lançou nesta semana, uma pesquisa que avalia a expectativa de compra dos paranaenses para a data comemorativa.

.

A pesquisa, que entrevistou 600 consumidores em várias regiões do Paraná, revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 186,11, com uma ligeira variação entre as regiões.

.

Expectativa para o comércio guarapuavano
.

Ao todo, foram entrevistadas 88 consumidores da cidade de Guarapuava, representando 15% dos entrevistados. Segundo os dados coletados, os guarapuavanos pretendem gastar em média R$ 188,97, ficando entre as cidades com a média mais alta, em comparação com cidades como Maringá com R$ 167,02, Francisco Beltrão com R$ 172,97 e Cascavel com R$ 177,64.

Presentes
.

Segundo o estudo, para pesquisar e comparar preços antes de realizar uma compra, a internet é o canal preferido pelos consumidores em todo o Paraná, com 89% dos entrevistados afirmando utilizar essa estratégia. No entanto, há uma parcela significativa de consumidores guarapuavanos que preferem visitar lojas físicas, especialmente em datas comemorativas, somando 26% dos entrevistados.

.

Ao contrário do restante do estado, Guarapuava se destaca pela preferência na compra em lojas locais, pequenos comerciantes e artesãos. Enquanto no Paraná, de modo geral, esses estabelecimentos não são priorizados, em Guarapuava, 54% dos consumidores, especialmente jovens e idosos, afirmam preferir comprar nesses pequenos negócios.

O que comprar?

.

Os itens mais mencionados incluem brinquedos (70%), roupas (32%), calçados (12%), eletrônicos (14%), artigos esportivos (9%) e livros (9%). A pesquisa também aponta que 54% dos entrevistados preferem comprar via internet, seguidos por 26% que optam por shoppings e 20% que preferem lojas de rua.

.

A forma de pagamento mais utilizada pelos entrevistados é o parcelamento com cartão de crédito, escolhida por 46%. O pagamento à vista com cartão de crédito é preferido por 12% dos consumidores, enquanto o Pix é a opção de 23% dos guarapuavanos.

.

Fatores mais importantes na escolha da loja e do presente

.

Em Guarapuava o fator mais importante na escolha de uma loja, para mais da metade dos consumidores, são os preços competitivos. Em seguida, destaca-se atendimento ao cliente e a qualidade dos produtos.

• Preços competitivos 54%
  • Atendimento ao cliente 51%
  • Qualidade dos produtos 46%
  • Confiabilidade da loja 38%
  • Promoções e descontos 28%

.

Dentre os principais fatores que influenciam a escolha do presente das crianças, destacam-se: o pedido da própria criança (42%), seguido pelo preço (34%), seus interesses e hobbies (23%), e suas necessidades ou desejos (23%).

*Com informações da Faciap*