Pesquisa aponta boas expectativas no comércio neste fim de ano
48 % dos comerciantes guarapuavanos estão animados com as vendas
A Black Friday, o Natal e a Copa do Mundo prometem aquecer as vendas do comércio varejista neste fim de ano. A expectativa é de aumento nas vendas da ordem de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta a pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgada nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022. Em Guarapuava, 48% dos comerciantes estão animados com as vendas nos próximos meses.
.
Segundo o presidente da Acig, Claudinei Pereira, as festas de final de ano já são a principal época para o comércio, e este ano ganharam um diferencial: a copa do mundo. A previsão positiva se deve também ao atual cenário econômico: deflação, aumento do valor do Auxílio Brasil pelo governo federal, maior taxa de emprego e o pagamento do 13º salário e das férias. “São indicativas que impactam diretamente no comércio”, afirma.
.
O levantamento foi realizado pelo grupo Datacenso com 501 comerciantes nas cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.
..
Black Friday
Em relação a Black Friday, a pesquisa mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses (64%) fará alguma promoção neste ano. A cidade com maior engajamento é Maringá, onde 72% pretendem fazer promoções, em Guarapuava 64% dos lojistas pretendem aderir ao movimento tradicional da última semana de novembro.
.
Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que as vendas da Black Friday deste ano serão superiores às do ano passado. Em todo o estado, a expectativa é de um crescimento de 12,6%.
.
Natal
Quando se trata do Natal, 55% dos comerciantes guarapuavanos estão animados. A pesquisa aponta que, em todo o Estado, a maioria dos entrevistados também aposta em um maior número de vendas em relação às do ano passado. Seis em cada 10 comerciantes se dizem animados com as vendas.
.
Contratações temporárias
Em relação ao número de contratações, no geral, a maioria dos comerciantes paranaenses não pretende aumentar o quadro de funcionários para as vendas de Natal. Tem parte significativa que pretende aumentar o quadro, principalmente os de Londrina (48%) e Curitiba (44%), em Guarapuava apenas 33% dos comerciantes pretendem contratar funcionários temporários.
.
Para ler a pesquisa completa, CLIQUE AQUI