Pesquisa aponta boas expectativas no comércio neste fim de ano

48 % dos comerciantes guarapuavanos estão animados com as vendas

A Black Friday, o Natal e a Copa do Mundo prometem aquecer as vendas do comércio varejista neste fim de ano. A expectativa é de aumento nas vendas da ordem de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta a pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgada nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022. Em Guarapuava, 48% dos comerciantes estão animados com as vendas nos próximos meses.

.

Segundo o presidente da Acig, Claudinei Pereira, as festas de final de ano já são a principal época para o comércio, e este ano ganharam um diferencial: a copa do mundo.  A previsão positiva se deve também ao atual cenário econômico: deflação, aumento do valor do Auxílio Brasil pelo governo federal, maior taxa de emprego e o pagamento do 13º salário e das férias. “São indicativas que impactam diretamente no comércio”, afirma.

.

O levantamento foi realizado pelo grupo Datacenso com 501 comerciantes nas cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.

..

Black Friday

Em relação a Black Friday, a pesquisa mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses (64%) fará alguma promoção neste ano. A cidade com maior engajamento é Maringá, onde 72% pretendem fazer promoções, em Guarapuava 64%  dos lojistas pretendem aderir ao movimento tradicional da última semana de novembro.

.

Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que as vendas da Black Friday deste ano serão superiores às do ano passado. Em todo o estado, a expectativa é de um crescimento de 12,6%.

Natal

Quando se trata do Natal, 55% dos comerciantes guarapuavanos estão animados. A pesquisa aponta que, em todo o Estado, a maioria dos entrevistados também aposta em um maior número de vendas em relação às do ano passado. Seis em cada 10 comerciantes se dizem animados com as vendas.

Contratações temporárias

Em relação ao número de contratações, no geral, a maioria dos comerciantes paranaenses não pretende aumentar o quadro de funcionários para as vendas de Natal. Tem parte significativa que pretende aumentar o quadro, principalmente os de Londrina (48%) e Curitiba (44%), em Guarapuava apenas 33% dos comerciantes pretendem  contratar funcionários temporários.

Para ler a pesquisa completa, CLIQUE AQUI