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Perguntas e respostas sobre o Serviço de Proteção ao Crédito

Ele oferece informações do cliente no mercado, traz segurança às negociações e ajuda em casos de inadimplência. 

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Seja qual for o segmento da sua empresa, certamente em algum momento você precisará de um serviço de proteção ao crédito, ou até mesmo, já os utiliza no dia a dia.

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Mais do que oferecer informações sobre a situação de um cliente no mercado, os birôs trazem mais segurança às negociações e auxiliam os empreendedores em casos de inadimplência e controle das finanças.

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Quer conhecer as particularidades destes serviços e como a sua empresa pode se beneficiar deles? Então confira as principais perguntas e respostas.

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1. O que faz um Serviço de Proteção ao Crédito?

Um Serviço de Proteção ao Crédito, também comumente conhecido como “birô de crédito”, registra e armazena informações sobre o comportamento de crédito de consumidores e empresas para o mercado.

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Em suma, é um banco de dados abastecido por fontes públicas e privadas: lojas, bancos, financeiras, prestadores de serviços continuados, entre outras. Os birôs, como gestores destas informações, também as disponibilizam para empresas de todo Brasil, que podem utilizá-las para negociar com mais segurança.

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2. Afinal, os birôs de crédito são todos iguais?

Atualmente temos quatro empresas que atuam no mercado com análise de crédito. São elas: SPC BRASIL, SERASA EXPERIAN, Boa Vista Serviços – SCPC e QUOD.

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De acordo com a Supervisora de Processos da ACIG, Liriane Monteiro, são empresas independentes, que alimentam suas bases de dados de acordo com seus clientes. Portanto, no que se refere a registro de dívida, é importante o consumidor checar em qual base de dados está o apontamento do CPF.

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"Ambas as empresas disponibilizam a informação de forma gratuita a consulta do CPF do consumidor, através das plataformas digitais site ou aplicativo, basta o consumidor se cadastrar. No caso de uma certidão negativa ou positiva de débito, a Associação Comercial estará à disposição para atender esse serviço. Caso o consumidor tenha interesse no serviço, verifique com a entidade no ato do atendimento, qual base de dados ela fornecerá essa informação", explicou Liriane.

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3. Quais as principais frentes de atuação dos serviços de proteção ao crédito?

Atualmente, os birôs de crédito fortaleceram sua posição como empresas de inteligência de mercado e analítica, oferecendo diversos serviços para os empreendedores. Podemos destacar, entre as muitas soluções ofertadas:

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Análise de Crédito Quando um novo cliente procura a sua empresa para realizar uma compra ou contratar um serviço, você concede crédito apenas na confiança? Para vender com mais segurança, você precisa conhecer o histórico do comprador.

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É aí que entram as soluções de análise de crédito oferecidas pelos birôs. Eles disponibilizam relatórios completos com dados cadastrais, dívidas registradas em nome do cliente, avaliação do risco de inadimplência, score, entre outros dados essenciais.

. Assim, você terá informações em mãos para decidir se aprova ou não a venda e define as melhores condições (taxa de juros, parcelas e limites).

. Notificação de clientes inadimplentes e negativação Sua empresa vende a prazo? Então você provavelmente já teve que lidar com casos de clientes inadimplentes. E esse cenário, dependendo da escala, pode ser extremamente prejudicial para o seu fluxo de caixa.

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Nesses casos, você pode registrar o débito e dados do cliente nos birôs de crédito. O inadimplente receberá uma notificação e, caso não pague a dívida em até 10 dias, seu CPF ou CNPJ será negativado. Ou seja, o registro ficará exposto para todo o mercado e o cliente ficará com o “nome sujo” na praça.

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Essa ação é uma importante forma de estimular o seu cliente inadimplente a renegociar seus débitos. Ganha a empresa, que pode reaver o valor da dívida, e o cliente, que pode regularizar suas pendências.

. Cadastro Positivo Criado pela Lei Federal n. 12.414/2011, o Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores. Ele registra o histórico de pagamentos dos participantes, exibindo dados como a pontualidade e o cumprimento de compromissos financeiros.

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De acordo com a legislação, os birôs de crédito são responsáveis pela gestão do banco de dados, oferecendo um sistema seguro para gerenciamento e consultas às informações. Além disso, a Lei prevê a inclusão automática de todos os CPFs e CNPJs na base. Ou seja, não depende da autorização prévia do cliente – como já acontece com as negativações e protestos.

. 4. Como contrato os serviços de um birô de crédito para a minha empresa?

Para usar os serviços de proteção ao crédito – sejam consultas para análise de crédito ou negativações – você precisará de um contrato com o birô de preferência.

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Os serviços são acessados a partir de plataforma própria, com um login e senha únicos para uso da sua empresa. O cadastro é feito a partir de informações como o nome da companhia, CNPJ, ramo de atividades, entre outras.

. O Serviço de Proteção ao Crédito é ofertado pela ACIG. Ele reúne informações íntegras e confiáveis do SPC BRASIL, ajudando consumidores e empresários a fecharem negócios, conquistarem seus objetivos e realizarem sonhos. Possui uma estrutura de banco de dados, permitindo o acesso às informações do comércio de todo o Brasil por meio das Câmaras de Dirigentes Lojistas. Ao todo, são mais de duas mil entidades espalhadas por todas as capitais e principais cidades do país.

. 5. Minha empresa pode contratar mais de um serviço de proteção ao crédito?

Liriane Monteiro recomenda que o empresário avalie a viabilidade financeira de ter mais de uma base de dados. "No atual cenário existe parceria entre o SPC BRASIL e SERASA EXPERIAN que espelham suas informações para seus clientes, oferecendo 90% da capilaridade nacional das informações pessoa física e jurídica", informou.

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Devido a qualidade e abrangência da informação a Associação Comercial de Guarapuava através da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), tem como parceiro o SPC BRASIL, para atender o consumidor e empresários.