Paraná Registra Segunda Alta Consecutiva no Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Crescimento é de 5,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado

.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Paraná registrou sua segunda alta consecutiva, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Em agosto, o índice subiu 1,8%, passando de 103,9 pontos em julho para 105,7 pontos.

.

Esse crescimento é de 5,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado, refletindo uma melhora na confiança dos empresários do estado. No entanto, o índice paranaense ainda está abaixo da média nacional, que é de 108,7 pontos.

.

O ICEC é composto por três componentes principais: Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) e Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC). Em agosto, a avaliação das Condições Atuais teve uma leve elevação de 1,3%, atingindo 80,8 pontos. Apesar da alta, o índice ainda se encontra abaixo dos 100 pontos, indicando uma percepção insatisfatória entre os empresários paranaenses.

.

Por outro lado, as Expectativas dos Empresários subiram 2,9%, alcançando 130,9 pontos, enquanto o índice de Investimentos avançou 0,7%, atingindo 105,4 pontos.

.

Os dados mostram que o ICEC é mais elevado entre as empresas com mais de 50 funcionários, que registraram um aumento significativo de 11,6%, passando de 100,8 pontos em julho para 112,5 pontos em agosto. Entre os dirigentes de médias e grandes empresas comerciais, o componente que mais cresceu foi o das Condições Atuais, com uma alta de 22,4%.

.

As micro e pequenas empresas apresentaram um ICEC de 105,6 pontos, marcando um crescimento de 1,6% em relação ao mês anterior.

*Com informações da Fecomércio*