Paraná registra a 3ª maior receita bruta do Brasil

Com R$ 591 bilhões, comércio do estado está entre os pilares da geração de renda no país

.

As empresas do setor comercial paranaense geraram R$ 591 bilhões em 2022, o terceiro maior faturamento do Brasil. Os dados são da pesquisa comercial anual divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

.

A atividade comercial do estado fica atrás apenas dos maiores estados de São Paulo (2,06 bilhões de reais) e Minas Gerais (726 bilhões de reais). Por exemplo, atrás do Paraná estão o Rio Grande do Sul (493 bilhões de reais) e o Rio de Janeiro (445 bilhões de reais). A receita total em todo o Brasil é de 7,23 bilhões de reais.

.

Comparado a 2021, o faturamento total do Paraná Comércio na região Sul aumentará 23,13% de um ano para o outro. A taxa de crescimento do Paraná superou a média nacional (20,12%) e superou os cinco estados com maior arrecadação tributária do país (São Paulo 8,03%, Minas Gerais 22,62%, Rio Grande do Sul 21,48%, Rio). de janeiro, 17,28%).

.

No geral, as empresas paranaenses têm o terceiro maior imposto sobre vendas do Brasil e o mais alto do Sul, com 107 bilhões de reais. A margem de marketing é a diferença entre os lucros de uma empresa e o preço de seus produtos.

.

Ao longo do tempo, o Paraná teve bons resultados comerciais em diversos setores. Por exemplo, os atacadistas têm o maior faturamento do setor no estado em 2022, atingindo R$ 330 milhões, um aumento de 24,26% ao ano. No comércio grossista, as atividades que mais cresceram nesse período foram o comércio de petróleo e derivados, que aumentou 39,15%, e o comércio de resíduos e metais, que aumentou 33,29%.

.

Em 2022, o comércio aumentará 20,13%, atingindo 203 bilhões de reais. Os maiores aumentos nesta categoria foram as atividades comerciais relacionadas a produtos de segunda mão (40,98%), têxteis, vestuário e calçados (39,21%) e lojas especializadas (35,93%).

.

O comércio de motocicletas, peças de reposição e motocicletas, considerado um setor separado do comércio e atacado, gerou receita de 57 bilhões de reais, 27,79% a mais que no ano anterior.

.

Cerca de 784 mil pessoas trabalham no setor comercial do Paraná, segundo estudo do IBGE, por ser o maior número de trabalhadores trabalhando nesse setor na região Sul. O Rio Grande do Sul emprega 686 mil pessoas no setor comercial, enquanto Santa Catarina tem 551 mil trabalhadores.

.

Em todo o Brasil, 10,3 milhões de pessoas trabalham em atividades comerciais. No ranking nacional, o estado do Brasil está atrás de São Paulo (3 milhões de pessoas), Minas Gerais (1,1 milhão de pessoas) e Rio de Janeiro (844 mil pessoas), que tem uma população maior, à frente da Bahia (472 mil pessoas) Exemplos são Goiás (348 mil) e Pernambuco (333 mil).

.

Em relação ao ano letivo anterior de 2021, o Paraná registrou um aumento de 4,43% no número de pessoas que trabalham no setor comercial. É um percentual superior ao dos cinco estados com mais trabalhadores trabalhando no setor: São Paulo (3,9%), Minas Gerais (0,41%), Rio de Janeiro (-0,86%), Rio Grande do Sul (1,74% ). , Santa Catarina (-0,91%) Em média, em todo o país, o número de pessoas empregadas no sector comercial aumentou 2,62%.

.

O Paraná possui o maior número de empresas comerciais do Sul do Brasil. São ao todo 139,6 mil empresas, das quais 98,9 mil são comerciantes, 25,7 mil são atacadistas e 14,8 mil são empresas de motocicletas, peças de reposição e motocicletas. Segundo a pesquisa, o Rio Grande do Sul tem 121,1 mil empresas, Santa Catarina tem 98 mil empresas. São 1,61 milhão de empresas envolvidas no comércio em todo o Brasil.

*Com informações da AEN*