Parada de Natal reúne diversos grupos em desfile no centro de Guarapuava
A 3ª Parada de Natal realizada no domingo (11), começou com a concentração de grupos nos bairros: Bonsucesso (carros antigos), Cidade dos Lagos (motos e triciclos) e Santana (ciclistas). Os grupos seguiram em direção à praça Cleve que já reunia outros integrantes do desfile. As ruas foram fechadas pela secretaria de Trânsito e às 19h30 o desfile iniciou pela rua XV de Novembro até a praça 9 de Dezembro.
.
Ele foi puxado pela banda dos noéis, seguido dos artistas da praça encantada, cachorros golden retriever, husky siberiano, Arabesque Academia de Dança, Centro de Educação Profissional em Danças Rômani, CTG Fogo de Chão, Pedal das Patroas, Andarilhos e Rota X Moto Clube, colaboradores da ACIG que divulgaram a Campanha Comprar Aqui dá Sorte, carros antigos e por último a kombi do papai noel.
.
Muitas pessoas aproveitaram o domingo para acompanhar a Parada de Natal. Durante o percurso crianças, jovens e adultos observavam atentos cada detalhe. Muitos registraram o momento em fotos e vídeos. A beleza do desfile despertou atenção de pessoas de todas as idades. Após a chegada na praça 9 de Dezembro a programação continuou com apresentações artísticas no palco. O empresário, Edson Delgado, assistiu tudo ao lado da esposa e dos filhos. "Depois da pandemia agora todas as famílias podem aproveitar o espírito natalino. Foram dois anos de energias acumuladas para poder sair nas ruas e isso é muito bom".
.
Foram representados no desfile diversos grupos, entre eles, estavam os peões e prendas do Grupo de Tradições Gaúchas Fogo de Chão, que existe há 57 anos. A diretora cultural do CTG, Daniela Zorzetti, contou que os eventos que reúnem a população são muito importantes. "Não somos só dança, laço, tem a cultura, folclore, tradição e a participação na vida social da comunidade".
.
A Parada de Natal é organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava com apoio da Prefeitura de Guarapuava. O munícipio cedeu equipes das secretarias de Trânsito, Cultura, Turismo e Comunicação que participaram e ajudaram a fazer com que o desfile fosse um sucesso. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, disse que os moradores precisam voltar a participar das comemorações de fim de ano. "O natal vem para solidariedade, fraternidade, resiliência, mas muita empatia. A gente está tentando não deixar ninguém para trás e todo mundo ficar junto para que 2023 seja um ano muito abençoado".
.
O presidente da ACIG, Claudinei Pereira, ressaltou a importância de um evento como a Parada de Natal conseguir reunir a população. "Ver as pessoas felizes, saindo de casa, a gente estava precisando. Guarapuava vive um momento muito bom e com muitas coisas acontecendo. No próximo desfile a gente já começa a se preparar desde o início do ano para ter algo maior. O nosso papel é de movimentar a cidade e o comércio".
.
Claudinei também lembra que a Parada de Natal é apenas uma das ações da entidade que começam neste fim de ano e se estendem até 2024. "Temos o Concurso Brilha Guarapuava que pretende deixar a cidade ainda mais linda premiando as melhores decorações de empresas, residências, condomínios e edifícios. Tem ainda o Concurso de Fotografia Marco Aurélio Borges que vai premiar as melhores fotos que retratem o natal em Guarapuava e a Campanha Comprar Aqui dá Sorte que vai distribuir 211 prêmios avaliados em mais de meio milhão de reais com carros zero quilômetro, televisões, celulares, vale-compras, viagem ou poupança de 10 mil reais e um apartamento de 210 mil. Para participar dos sorteios que vão até janeiro de 2024 é só comprar nas lojas do comércio identificadas com a campanha, pedir o cupom e cadastrar no site promoacig.com.br", finaliza.
.
Para quem não conseguiu participar com o seu grupo ou não acompanhou o desfile agora precisa esperar até o ano que vem. A 4ª edição da Parada de Natal de Guarapuava promete ser ainda maior e com novidades.