Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em Guarapuava
Neste sábado (02) será realizado em Guarapuava a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), fase regional. Um dos principais objetivos do evento é fomentar e desenvolver a área de robótica, essencial ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, atingindo como público alvo os alunos do ensino fundamental, médio e técnico.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.
As olimpíadas destinam-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. “Proporcionar às crianças e jovens de hoje um contato com essa tecnologia pode retirá-los da qualidade de excluídos tecnológicos nas próximas décadas, a exemplo do que ocorre hoje com aqueles que não tiveram um contato maior com a informática na década passada”, ressalta o coordenador da Fase Regional, Fábio Vinícius Primak.
No sábado participarão alunos e professores de Guarapuava, Cascavel, Umuarama, Ivaiporã, Arapongas, Paranavaí e Maringá. Em2013, quatro equipes de Guarapuava foram finalistas na Fase Estadual e participaram da Fase Nacional em Fortaleza no Ceará. O evento será durante todo o dia no Ginásio Joaquim Prestes.