O adeus a Nivaldo Krüger: primeiro presidente da ACIG

Nivaldo nos deixou nesta madrugada aos 94 anos

.

Nivaldo Passos Krüger... um nome conhecido e honrado ainda em vida. Nivaldo não foi apenas uma personalidade pública de Guarapuava, mas um homem à frente do seu tempo, que fez história na política estadual e nacional. Natural de Canoinhas (SC), Nivaldo se mudou para Guarapuava ainda criança, e foi nesta terra que construiu seu legado e sua história.

.

Nivaldo dedicou grande parte da sua vida à política, iniciou a carreira como vereador em Guarapuava (1958), depois foi  prefeito por três mandatos (1964 a 1969, 1973 a 1976 e 1983 a 1986), também se tornou Deputado Estadual (1971 a 1974) e Federal (1979 a 1983). Nivaldo atuou no Senado Federal como suplente, assumindo o cargo em dezembro de 2002 na vaga de Roberto Requião, que se tornou Governador do PR naquele ano.

.

A trajetória de Krüger é tão memorável e honrosa que ele também foi fundador da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da América Latina, fundou a Associação dos Municípios do Paraná e esteve à frente da presidência da Associação Brasileira dos Municípios.

.

Sua contribuição para Guarapuava foi além dos palanques políticos. Nivaldo deixou sua marca na Associação Comercial e Empresarial, sendo primeiro presidente da casa, e também o mais jovem a assumir o cargo em 1955, com apenas 26 anos. Seu engajamento pelo associativismo e a busca pelo desenvolvimento da cidade, tornou ele uma figura forte e segura para assumir a vida política que precederia seu mandato à frente da entidade.

.

Nivaldo também era membro ativo da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC) e tem em sua autoria diversos livros sobre Guarapuava, seu povo e seu estado. Nivaldo fez história na ACIG, pois chegou aqui quando a entidade ainda estava a passos lentos, iniciando uma histórica luta de representatividade, ideias e revolução da realidade local. Uniu as classes e trouxe o desenvolvimento da cidade e da região.

.

O ex-presidente também foi homenageado em diversas oportunidades na entidade. Em vida, sempre teve o reconhecimento e agradecimento merecidos, mas nunca suficientes para representar tamanha grandeza. Em 2016, Krüger foi homenageado na entidade com a Sala da Presidência que recebeu o seu nome. Em 2018, a entidade elegeu o nome de Nivaldo para uma de suas mais importantes premiações: O Prêmio de Reconhecimento Empresarial Nivaldo Krüger, devido à sua atuação em defesa de causas ligadas ao empresarial e preservação da cidade.

.

Nivaldo jamais será esquecido, seu legado permanece vivo em cada um de nós, sua força, garra, determinação e sua alma visionária tornaram Guarapuava o município grandioso que é hoje. Nivaldo deixa cinco filhos, netos e bisnetos, e uma marca que jamais será esquecida no município.

.

Nivaldo está sendo velado no Paço Municipal, na Prefeitura de Guarapuava, e seu enterro deve acontecer no Cemitério Municipal de Guarapuava, amanhã, quinta-feira (15), às 9h. Nossos mais profundos sentimentos e solidariedade à família e amigos.