Notícia

banner-news

Núcleo de Saúde da ACIG desenvolve ações para beneficiar guarapuavanos

Sábado tem evento na praça 9 de Dezembro para debater sobre o glaucoma.

.

O Núcleo Multissetorial de Saúde da ACIG reúne empresários e profissionais da área para discutir assuntos relevantes. Os encontros promovidos todas as segundas-feiras, na sede da entidade, vão muito além das questões empresariais. Os nucleados também pensam em iniciativas que possam garantir o bem-estar para a população de Guarapuava e região. Entre elas, estão eventos para debater temas importantes da saúde.

.

Neste sábado (20), os nucleados estarão no centro da cidade para promover o dia de combate ao glaucoma. Uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Na praça 9 de Dezembro, será montado um espaço para atender a população. Especialistas estarão à disposição para orientar, sensibilizar e conscientizar os moradores sobre riscos e cuidados para prevenir a doença. .

A ação contará com a presença de empresas que fazem parte do núcleo, haverá no local uma tenda em que uma equipe hospitalar fará a verificação da pressão intra-ocular. O Centro Universitário Campo Real também terá alunos de enfermagem que vão realizar testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

.

A ação é gratuita e podem participar pessoas de todas as idades. O horário será das 8h às 12h. A partir das 9h a médica oftalmologista especialista em glaucoma, Marcella Ganho, vai falar sobre o que é o glaucoma, quais as causas e fatores de risco. Além disso, como detectar a doença, quais os sintomas, como é feito o tratamento e qual a forma de prevenir.

. O evento é organizado pelo Núcleo Multissetorial de Saúde, com o apoio do Hospital dos Olhos de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

.

Núcleos da ACIG

Eles são voltados para micro, pequenas e médias empresas compartilharem suas experiências. Por meio desta troca, é possível facilitar o diálogo sobre os problemas em comum para contribuir na busca de soluções conjuntas com apoio do nosso  vinculado à entidade empresarial. Os empreendedores, neste sentido, atuam como agentes estratégicos no processo de desenvolvimento da cidade e também da região.

.

Atualmente são 22 núcleos formados e três sendo iniciados, eles existem nas áreas: advocacia, contabilidade, gestão e consultoria, por exemplo. A abertura dos novos surge dos empresários, depois é feita uma pesquisa sobre o nicho de mercado e um levantamento de associados do setor.