NTI da ACIG participa do Startup Summit 2024

Evento reuniu representantes de 12 países e mais de 9 mil participantes, e é considerado o maior deste tipo de segmento

.

Conhecido como um dos principais eventos do calendário de empreendedores, investidores e agentes da inovação no Brasil, o Startup Summit 2024 reuniu mais de 9 mil participantes em sua última edição, que aconteceu em Florianópolis, nos dias 14 e 16 de agosto. A ação é uma realização do Sebrae e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e contou com 10 palcos e mais de 200 palestrantes renomados, além de oferecer uma programação diversificada, abordando os temas mais relevantes em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

.

Visando o desenvolvimento e crescimento da região, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) esteve presente no evento, representada por empresas associadas ao Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI). Sob a liderança de Antônio Rogério Szczepanik Júnior, atual Diretor de Inovação da ACIG e Presidente do NTI, a participação foi focada em conectar o ecossistema de tecnologia de Guarapuava a novas oportunidades de crescimento.

.

O evento se consolidou como um dos mais relevantes e estratégicos no cenário nacional de tecnologia e inovação. O ambiente dinâmico proporcionado pelo evento facilitou a criação de conexões valiosas e estimulou a geração de percepções essenciais para empresas que desejam se destacar e crescer nesse mercado tão competitivo, conta o Diretor de Inovação da ACIG.

.

O diretor ainda ressaltou o evento como uma chance de estabelecer novos contatos com empresas líderes em inovação, para explorar novas parcerias e identificar oportunidades que podem impulsionar o NTI em várias áreas.

Conteúdo do evento

.

Dentre os temas discutidos no encontro, destacam-se:

.

• Inteligência artificial dentro das startups: 78% das empresas já utilizam essa tecnologia em seus processos no Brasil;
  • Histórias de empresários de sucesso: os presentes compartilharam suas trajetórias, enfatizando a importância da inovação e da execução disciplinada;
  • Inclusão feminina: a participação feminina atingiu a marca de 78,8%, um reflexo do compromisso do evento com a diversidade e a inclusão;
  • Conexões Estratégicas: através das atividades do evento e palestras, os participantes aprenderam como desenvolver de forma natural um networking inteligente e eficaz, com o evento propiciando mais de 800 conexões estratégicas entre investidores e startups, resultando em mais de R$ 100 milhões em intenções de investimento.;
  • Educação, sustentabilidade e impacto global: o evento contou com atividades que incentivaram a inovação desde a base, preparando a próxima geração de empreendedores;
  • Crescimento e Escala: como startups podem se expandir globalmente, com palestras de fundadores de empresas que se tornaram líderes de mercado.

.

O evento reuniu empreendedores, investidores e líderes de diversos setores, criando um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias, parcerias estratégicas e oportunidades de crescimento. A oportunidade é crucial para fortalecer conexões e explorar novas possibilidades de negócios, impulsionando estratégias futuras que contribuem para a evolução do ecossistema de startups no Brasil e sobretudo em Guarapuava.