Nova diretoria da CACICOPAR toma posse, em Guarapuava

O evento também revelou a classificação das associações comerciais no prêmio de gestão da FACIAP.

.

Na noite desta quinta-feira (23), foi realizado o jantar de posse da nova diretoria da CACICOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná). Os diretores empossados vão ser responsáveis pela gestão da coordenadoria pelo biênio 2023-2024. Ao longo dos 30 anos de história, já passaram pela entidade nove diretorias. Ela tem a missão de representar e fortalecer as Associações Comerciais e Empresariais da região Centro-Oeste do Paraná, através de ações inovadoras que satisfaçam suas necessidades e visem o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente é integrada por 17 associações e abrange um universo de mais de 2.000 empresas associadas por livre adesão. A CACICOPAR é uma das 12 coordenadorias regionais da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).

.

A nova presidente da CACICOPAR, Esabel Szeuczuk, sabe muito bem o desafio de continuar buscando o desenvolvimento e fortalecimento das associações comerciais. "Sabemos que o futuro nos reserva grandes desafios, mas não maior que a nossa determinação para fortalecer, representar, ser agente de desenvolvimento do sistema e da cultura associativista. Estamos firmes na atuação para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, em promover o crescimento, mostrar que somos uma região de muitas capacidades, que temos um povo trabalhador. Queremos fortalecer desde o micro empreendedor individual até grandes corporações, e contribuir muito mais para o desenvolvimento do Estado. Queremos mostrar a cada dia para os nossos associados o quanto o setor empresarial é importante nas economias locais e que quanto mais unidos e organizados estivermos, mais forças teremos para que nossas reivindicações sejam atendidas", ressaltou.

.

O evento ainda revelou a classificação das associações comerciais da região Centro-Oeste, de acordo com o Programa de Certificação em Gestão da FACIAP (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O programa existe há cinco anos. Ele trabalha o aprimoramento e a padronização de inúmeras tarefas, melhorando o contínuo processo de profissionalização das associações comerciais. A certificação se refere à análise do desempenho da gestão das entidades durante o ano de 2022. Ela considera cultura associativista, desenvolvimento local, produtos e serviços e gestão (recursos humanos, financeiro, processos internos e mercado/clientes). Os principais aspectos considerados no repasse dos conteúdos são: manualização dos principais processos de gestão, atualização do portfólio de serviços, melhorias nos serviços de comunicação, realização de campanhas, criação de plano de metas e elaboração do planejamento estratégico.

.

A ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) participa há três anos do programa. Desde 2020 tem somado pontos e garantido o selo ouro de certificação. Ele é obtido quando as associações somam entre 241 a 300 pontos. E em 2022 a entidade garantiu mais uma vez a melhor classificação em gestão durante os 12 meses. Para a gerente da ACIG, Margarete Freitas, esse é um resultado obtido através do esforço de muitas pessoas. "Para a ACIG essa certificação vem consolidar nosso trabalho e principalmente os nossos objetivos de alavancar o desempenho da organização, melhorando os processos internos, implantando ferramentas de boas práticas na gestão e visando a geração de resultados sustentáveis. Queremos gerar valor para nossos associados e para toda comunidade Guarapuava que usufrui de nossos serviços. O resultado demonstra que estamos no caminho certo, pois são três anos consecutivos selo ouro. A certificação deste ano vem nos motivar e inspirar ainda mais para darmos continuidade na evolução de nossa gestão e processos. Toda diretoria e equipe juntos para tornar uma associação mais forte e trabalhando em prol dos nossos associados e da comunidade guarapuavana", destacou.

.

As inscrições para a próxima edição do programa devem ocorrer a partir do mês de setembro deste ano, já as auditorias das associações serão entre novembro e dezembro. O resultado pode ser divulgado no primeiro trimestre de 2024.

. Diretoria executiva CACICOPAR 2023-2024
Esabel Szeuczuk Presidente

Adair Hey 1º Vice-Presidente

Pitanga