Notícia

banner-news

Nota de repúdio à Censura

A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia, os veículos de comunicação são livres, independentes e plurais. O jornalismo é reconhecido mundialmente como um instrumento de debates, pensamento crítico e ferramenta fomentadora da fiscalização das atividades dos órgãos públicos.

O pensamento livre é um direito constitucional, presente no artigo 5° inciso 4°, assim como no artigo 220 consta que não é permitido limitações aos meios de comunicação. O acirramento da corrida eleitoral tem levantado um grande debate em torno da censura, principalmente após alguns veículos de comunicação sofrerem determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os recentes acontecimentos têm destacado a lamentável falta de imparcialidade dos órgãos fiscalizadores. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava - Acig, Claudinei Pereira, ressalta os problemas desse comportamento.

 “A polarização política cegou integrantes importantes da nossa democracia, que guiados pelos próprios ideais colocam em risco um bem coletivo. É preocupante a quantidade de decisões judiciais pautadas em predileções políticas, que estão interferindo em programações de emissoras e atacando um dos principais pilares da nossa democracia”, cita Claudinei Pereira.  .

Fake News

O acesso facilitado aos veículos de comunicação foi um grande passo para a democratização da informação, porém evidenciou problemas que a população não estava acostumada a lidar, como a checagem de informações, a partir disso surgiu um dos conceitos mais citados atualmente, fake news. Baseado na disseminação de notícias mentirosas e deturpadas, principalmente pela internet. 

As redes sociais são os principais meios para disseminação de notícias falsas, buscando diminuir esse problema diversas plataformas estão criando ferramentas para auxiliar na confirmação da autenticidade de informação. Além disso, quem espalha fake news pode ser responsabilizado legalmente por crime contra a honra.