Na ACIG, público participa de treinamento para diferenciar notas verdadeiras e falsificadas
Na noite da última quarta-feira (26) cerca de 70 pessoas participaram do treinamento Conheça Seu Dinheiro. Ministrado pelo senhor Isaias Bissoto, da Gerência Técnica Regional do Banco Central em Curitiba. O treinamento teve como objetivo mostrar aos participantes quais as características das notas e moedas verdadeiras que as diferenciam do dinheiro falsificado.
Além das especificidades sobre dinheiro, também foram abordados no treinamento quais os procedimentos devem ser tomados ao receber cédulas danificadas ou suspeitas. No caso das notas danificadas, os participantes foram orientados a observar se as características das notas originais, como marca d’água, por exemplo, estão intactas e podem ser identificadas.
Já em situações onde ocorre o recebimento de notas falsificadas, diante da impossibilidade de saber quem repassou a nota, os participantes foram orientados a levar a cédula para a Polícia e registrar um Boletim de Ocorrência, ou levá-la a uma instituição financeira que se encarregará de encaminhá-la para verificação junto ao Banco Central. Se por ventura a cédula for verdadeira o valor da mesma será creditado na conta de quem pediu a verificação. No caso da nota falsa a mesma será recolhida.