Manifesto p​​​​elo voto consciente!

No segundo turno das eleições, a ACIG como parte da  Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná se manifesta em favor do voto consciente.

.

Com a proximidade do segundo turno das eleições para a Presidência da República, que ocorrerá no próximo dia 30 de outubro de 2022, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava - Acig, como parte da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) vem se manifestar em favor do voto consciente!

.

Entre os objetivos sociais, está a defesa do Estado Democrático de Direito, dos princípios e fundamentos de soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, pluralismo político, manutenção de uma sociedade livre, justa e solidária, e dos direitos e garantias individuais. Em função disso, entendemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos sem a LIBERDADE, que é primordial para a prosperidade individual e coletiva e para aqueles que acreditam na democracia, na liberdade econômica, no direito à propriedade e na forma de conduzirem suas vidas com valores e propósitos.

Defesa da ética

Neste momento político torna-se necessário destacar os objetivos de promover e defender a ética na política dos Municípios, Estado e União, no ambiente empresarial, na comunidade e no âmbito social, além da promoção e fortalecimento do regime econômico de mercado.

.

Os objetivos sociais da Acig refletem, também, os anseios dos empresários guarapuavanos, que se sentem otimistas diante do avanço da liberdade econômica, que beneficia não só empreendedores mas também toda a sociedade, como foi a medida que desobriga o pagamento de contribuição sindical, evidenciando a liberdade de escolha do trabalhador.

O cidadão deve ter o livre-arbítrio para empreender em todas as áreas em que os marcos legais permitam e, assim, gerar empregos, novos conhecimentos, competitividade e bem-estar social.

Liberdade econômica

Entendemos que o desenvolvimento de nossos objetivos sociais visa a LIBERDADE ECONÔMICA que será viabilizada com a continuidade das reformas, como a administrativa para enxugar a máquina pública e reduzir os gastos com a estrutura estatal, possibilitando uma reforma tributária com o objetivo de simplificar e reduzir o sistema tributário nacional.

Desestatização

As ações de desestatização, por meio de privatizações, parcerias público-privadas (PPP) e concessão de serviços públicos, fazem com que o Estado possa focar nas suas principais responsabilidades, como bem-estar social, saúde, educação e segurança.

.

Necessitamos de segurança jurídica, de um governo que cumpra suas obrigações nas relações econômicas e sociais, que reduza impostos, proporcionando uma margem de folga ao empresário.

.

A Faciap e a Acig entendem que um sistema tributário complexo enfraquece o empreendedorismo, afetando diretamente o número e a QUALIDADE dos empregos a serem disponibilizados aos cidadãos. Liberdade econômica, traz melhor qualidade de vida e poder econômico aos cidadãos. Ansiamos uma sociedade cada vez mais EMPODERADA com poder de compra e possibilidade de acesso às condições necessárias para cumprir com o direito fundamental de dignidade da pessoa humana.

Redução da Desigualdade

Com a finalidade de proteção à dignidade da pessoa humana, é necessário diminuir a desigualdade socioeconômica, aproximando as pessoas tanto no aspecto financeiro quanto social e permitindo maior igualdade de oportunidades. A desigualdade será diminuída por meio da atuação do Estado e da sociedade civil.

.

O que deve-se buscar são propostas que tenham impacto na população menos favorecida, para elevar o seu poder de compra. Assim, todas as camadas da sociedade serão beneficiadas: consumidores, fornecedores e empresários.

.

O Estado do Paraná tem uma economia predominantemente agroindustrial, gerando alimentos para todo o mundo, a atuação está fortalecida pelos diversos prestadores de serviços, varejistas, atacadistas, profissionais liberais e diversas empresas. E para que todos possam desenvolver suas atividades e contribuir com a função social da propriedade, precisamos de um PLANO DE GOVERNO que seja claro, objetivo e EXEQUÍVEL.

Voto Consciente

Neste dia 30, cada cidadão merece e deve exercer sua cidadania, votando como uma forma de defender seus ideais e posicionamentos, mas além das próprias convicções é necessário pensar no coletivo, em qual Brasil quer para o futuro. Ambos os candidatos que disputam o segundo turno já ocuparam o cargo de presidente do nosso país,  por isso, podemos vislumbrar qual vai ser o rumo da nossa nação sob a liderança de cada um deles.

.

Essa votação vai além dos próximos quatro anos, vai definir o rumo que a nossa economia e desenvolvimento vão seguir, como podemos perceber os efeitos que sofremos em decorrência de medidas realizadas em mandatos passados. Nessa eleição devemos unir nossa nação, rumo ao Brasil mais desenvolvido e forte.

.

Por tudo isso, a Acig, como representante dos empresários guarapuavanos, vem manifestar seu apoio ao voto consciente neste segundo turno.

Juntos somos mais fortes.

Acig

Claudinei Pereira