Manifesto Faciap: Passaporte da vacinação é tardio

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - FACIAP, entidade que representa cerca de 300 Associações Comerciais e 60.000 empresas no Estado do Paraná, em cumprimento aos seus objetivos sociais previstos em estatuto e na defesa intransigente do setor produtivo paranaense, vem manifestar seu entendimento sobre a possibilidade de apresentação do passaporte de vacina para o acesso da população em estabelecimentos comerciais, repartições públicas, universidades e demais ambientes fechados.

A Faciap entende que num momento em que se discute a flexibilização de medidas de combate à Covid-19, qualquer medida restritiva seria um retrocesso. Entre os elementos que nos levam a esta conclusão está o avanço da vacinação no Estado, que já atingiu 9.662.513 paranaenses vacinados com uma dose, ou seja, 92,51% da população.

A exigência de comprovante de vacinação contra a Covid para a participação em eventos, frequentar bares, restaurantes, o comércio varejista e outros estabelecimentos fechados apenas burocratiza e dificulta ainda mais as atividades empresariais no Estado.

O estado de saúde pública se mostra controlado e com a vacinação avançando de acordo com as políticas públicas, exigir um passaporte vacinal pode ser mais uma medida que retrocede a situação econômica e com pouca efetividade na saúde pública, principalmente, em um momento em que se cogita a própria inexigibilidade de uso de máscaras.

Fernando Moraes Presidente da Faciap