Maioria dos consumidores pretende presentear neste Dia das Crianças

Pesquisa do Datacenso aponta otimismo dos consumidores com relação ao rumo da economia

.

Pesquisa aponta que 51% dos consumidores paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças, comemorado na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro. O levantamento foi contratado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

.

A análise foi realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, pelo Instituto Datacenso, e foram ouvidos 571 consumidores nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco). A margem de erro é de 4%, considerando o grau de confiança no levantamento de 95%.

Presentes

De acordo com a pesquisa, o consumidor paranaense pretende gastar em média R$ 141,51 na compra do presente. Entre os segmentos mais citados estão brinquedos (76%), roupas (30%), livros (14%), calçados (11%), eletrônicos (8%), bicicletas (5%) e videogames (5%).

.

A compra pela internet ganhou a preferência de 48% dos entrevistados. Na sequência está a compra nas lojas de rua com 42% e as lojas em shoppings com 39% da preferência.

Economia

Quanto à expectativa em relação à economia, 57%, ou seja, mais da metade dos consumidores paranaenses estão esperançosos. Porém, uma parte significativa deste público também está preocupada com a evolução do cenário, sendo 25% preocupados e 18% desanimados. "Estamos recuperando nossa economia. Mesmo com a pandemia, em 2021 nosso comércio exterior alcançou a marca histórica de 39% do PIB, os indicativos estão melhorando, isso é ótimo para o comércio local. Assim podemos esperar um aumento de consumo da população”, cita o Presidente da ACIG, Claudinei Pereira.

.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.