Lojas do comércio de Guarapuava não abrem no dia do trabalhador

No shopping, apenas as lojas e quiosques de alimentação e lazer vão funcionar.

O Primeiro de Maio é internacionalmente conhecido como o Dia do Trabalhador. Essa data tornou-se feriado em diversas nações do mundo e rendem homenagens à classe trabalhadora. Surgido a partir das lutas de trabalhadores por mais direitos trabalhistas, a data possui características distintas em cada país. No caso do Brasil, esse dia foi bastante utilizado como propaganda governamental durante o Estado Novo.

.

Por conta disso, o comércio de Guarapuava terá alteração no funcionamento. O SICOMÉRCIO (Sindicato dos Lojistas do Comércio) e o SINDIGUA (Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava) estabeleceram em acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho que as lojas ficarão fechadas na segunda-feira.

.

A convenção coletiva de trabalho diz que é vedado o trabalho dos funcionários do comércio nos feriados nacionais, municipais e religiosos, conforme determina o Artigo 70 da C.L.T. – Consolidação das Leis do Trabalho, salvo negociação coletiva.

.

Por isso, as lojas funcionam até sábado, domingo elas não abrem, fecham na segunda, mas reabrem na terça-feira das 9h às 18h. O atendimento normal do comércio de Guarapuava é de segunda a sábado das 9h às 18h.

Leia a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.

.

O shopping Cidade dos Lagos também terá restrição, ela está prevista na convenção com o SINDIGUA. Desta forma, somente as lojas de alimentação e lazer que estão vinculadas ao Sindicato de Bares e Restaurantes, podem funcionar com os seus colaboradores.

.

Os proprietários das demais lojas e quiosques que quiserem trabalhar neste dia, podem fazer isso desde que o próprio lojista e seus familiares conduzam o negócio. Também é possível o acordo individual de cada loja com o sindicato para que os funcionários possam trabalhar.

.

Sendo assim, o shopping vai ter os seguintes horários: lojas e quiosques de alimentação e lazer vão funcionar das 11h às 22h, as demais lojas estarão fechadas e o mercado vai atender das 8h às 22h.