Jucepar prorroga prazo para abertura de empresas pelo portal Empresa Fácil

Fonte: Assessoria Jucepar

O Paraná vai passar a formalizar a abertura de novas empresas exclusivamente pelo portal do programa Empresa Fácil. A medida, já disponível de forma opcional, torna-se obrigatória a partir do dia 30 de março e faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim).

O presidente da Jucepar, Ardisson Akel, destaca que a iniciativa facilita a elaboração do contrato societário, mas não dispensa a apresentação desse contrato impresso, com as devidas assinaturas e reconhecimento em cartório, em um dos 65 escritórios da Junta Comercial do Paraná. Ainda segundo o presidente da autarquia, a Jucepar está trabalhando para que, em breve, todo o processo seja feito digitalmente, mas essa medida de formalização de empresas por meio do portal Empresa Fácil já configura uma nova realidade do registro empresarial, que deve acelerar 85% desses processos. “Além de desburocratizar o início de um novo negócio, o programa acelera a formalização de empresas de baixo risco. Outra grande vantagem, é que o empresário, ou o contador, não precisa mais se dirigir a diferentes órgãos e secretarias, já que o programa torna a Jucepar porta única de entrada de informações para a constituição de uma empresa”, explica Akel.

A página (www.empresafacil.pr.gov.br) apresenta o procedimento para a abertura de empresas de forma didática e instrutiva e, uma vez iniciado o processo, o empreendedor pode acompanhar pela internet o andamento da solicitação de registro, alterações ou baixa de empresas. E ainda que nem todos os municípios do Paraná estejam integrados a Redesim, qualquer cidade já pode utilizar o portal. “A nossa expectativa é que, até o fim de 2015, 200 municípios façam parte da Redesim e que essa integração seja concluída em todos os 399 municípios do Paraná até o fim de 2016”, revela o presidente da Jucepar.

Empresa Fácil passo a passo

Para demonstrar aos contadores o processo de utilização do Programa Empresa Fácil Paraná, a Jucepar e o Sebrae-PR produziram um vídeo, simulando a abertura de uma empresa no novo sistema passo a passo. A produção teve o apoio da Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR), do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP-PR).